Geral

Graciliano ganha novo projeto gráfico com edição sobre a fauna alagoana

10/08/2016
Graciliano ganha novo projeto gráfico com edição sobre a fauna alagoana

Nova edição da Graciliano já está nas bancas, mas será oficialmente apresentada na próxima sexta-feira (12), às 11h, no auditório da Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Nova edição da Graciliano já está nas bancas, mas será oficialmente apresentada na próxima sexta-feira (12), às 11h, no auditório da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Divulgação

Tudo se transforma. A máxima do cientista francês Antoine Laurent Lavoisier se tornou metáfora para a vida. E é com o espírito da mudança que a editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos apresenta a nova edição da revista Graciliano, a mais importante publicação cultural de Alagoas.

O visual mais moderno, enxuto e atraente ganha na estreia um tema tão essencial quanto fascinante: a fauna alagoana. Há oito anos trazendo assuntos e perfis relevantes para a cultura e para a história do Estado, Graciliano aborda no 27º número a exuberante diversidade de cores e formas que habitam o reino animal de Alagoas.

“A Graciliano se consolidou como uma revista que aborda temas sempre relevantes, em grandes reportagens, com textos que vão além do imediatismo. Isso continua sendo uma marca essencial, agora com um novo e belo projeto gráfico”, aponta Marcos Kummer, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Quem assina o projeto é o editor de arte Fernando Rizzotto. Já a nova marca foi criada pela designer Thiago Oli, que completa a equipe editorial ao lado do designer Roger Ferraz. “Com o novo projeto a revista passa a ter uma identidade mais definida para cada momento. Reportagens, artigos e entrevista ganharam uma abordagem gráfica própria, trazendo dinamismo e fluidez à publicação”, explica Fernando Rizzotto.

No comando da editora desde junho de 2015, o jornalista Célio Gomes comemora o resultado ao passo que reitera a importância da seriedade jornalística impressa à publicação de periodicidade trimestral. “O mais importante é que vamos continuar a fazer um jornalismo raro hoje em dia: com reportagens que aprofundam histórias e investigam aspectos da nossa cultura. Quando você pensa em texto de qualidade, a Graciliano é uma referência”, destaca o coordenador editorial da Imprensa Oficial.

Fauna viva

No avançar das páginas da nova edição, o passeio começa pelo nosso patrimônio natural, nas chamadas Unidades de Conservação. Nelas, estão as Áreas de Proteção Ambiental, as reservas ecológicas, os refúgios de vida silvestres, os parques e as reservas particulares. É por lá que a bicharada faz morada.

O voo segue para a região de Murici cujas matas são verdadeiros santuários para a proliferação da vida selvagem, em especial a de inúmeras espécies de pássaros. Ali está um dos mais importantes trechos da Mata Atlântica nordestina para a preservação da biodiversidade.

De lá, conhecemos dois bem-sucedidos projetos destinados, respectivamente, à preservação e à reintrodução de indivíduos específicos: o mutum-de-alagoas e o peixe-boi. Na seção In Loco, conhecemos um cantinho especial no coração da mata do município de São José da Laje, a Reserva Particular do Patrimônio Privado (RPPN) Osvaldo Timóteo.

Ainda na edição, nossa equipe emplacou a entrevista com Mário Mantovani, diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, e a reportagem sobre Pedro Têia, o ambientalista que registra a fauna da Caatinga alagoana e que assina o belo ensaio visual com espécies da região semiárida. Já os demais textos foram produzidos por um time de jovens e talentosas jornalistas: Pollyana dos Anjos, Morena Melo Dias, Bárbara Pacheco e Lívia Vasconcelos. E também do experiente fotógrafo Pablo de Luca.

Por fim, o pesquisador e paleontólogo da Universidade Federal de Alagoas Jorge Luiz Lopes escreve artigo que recupera o cenário da fauna alagoana na época da pré-história, um tempo de preguiças gigantes e tigres-dente-de-sabre.

A nova edição da Graciliano já está nas bancas, mas será oficialmente apresentada na próxima sexta-feira (12), às 11h, no auditório da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.. É para ler, colecionar e guardar.

SERVIÇO
Lançamento da revista Graciliano, edição 27
Quando: 12 de agosto, às 11h
Onde: Auditório Viventes das Alagoas, sede da Imprensa Oficial Graciliano Ramos
Aberto ao público
Informações: (82) 3315-8303