Geral

Gestores da Sesau discutem Sistema de Regulação em Oncologia

01/08/2016
Gestores da Sesau discutem Sistema de Regulação em Oncologia
Novo plano irá garantir atendimento eficaz e humanizado aos pacientes com câncer. (Foto: Carla Cleto)

Novo plano irá garantir atendimento eficaz e humanizado aos pacientes com câncer. (Foto: Carla Cleto)

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, comandou, nesta segunda-feira (1º), a primeira reunião para a discussão do novo modelo de regulação em oncologia de Alagoas. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Jaraguá, e contou com a participação de gestores da área e representantes de empresas privadas que atuam no ramo.

Na ocasião, a gestora da Saúde estadual ressaltou que o plano é um marco histórico no atendimento aos pacientes com câncer no Estado. “A assistência oncológica efetiva, resolutiva e humanizada é um dos compromissos do Governo. Com o Plano Estadual de Oncologia, Alagoas caminha para um novo patamar de excelência e cuidado com esses pacientes”, destacou Rozangela Wyszomirska.

 

A secretária reforçou, ainda, que o plano garante que o paciente seja atendido por uma rede de atenção. “A partir da sua implantação, o paciente, ao ser atendido na unidade básica e apresentar uma suspeita de câncer, será encaminhado aos centros de cuidado”.

 

Também presente ao encontro, a assessora de Atenção Primária e Ações Especializadas da Sesau, Heloísa Bandini, explicou que serão analisadas propostas de diferentes empresas para a implementação do novo sistema.

 

“Serão utilizados critérios técnicos para que o modelo que melhor se adeque à realidade alagoana seja escolhido, sempre tendo a resolutividade e o bem-estar dos pacientes como norteadores da escolha”, explico Heloísa Bandini.

 

A secretária de Ações Estratégicas da Sesau, Rosimeire Rodrigues, ressaltou que se sente privilegiada em participar da construção de um momento essencial para a evolução da assistência oncológica.

 

“O plano estadual é um compromisso de estruturação que independe de políticas partidárias e vai criar uma rede de atenção integral aos pacientes”, finalizou a secretária Rosimeire Rodrigues.