Geral

Foretur discute turismo e promove espaço de debates entre atores do setor

17/08/2016
Foretur discute turismo e promove espaço de debates entre atores do setor
Fórum é uma oportunidade única para integrar os envolvidos na atividade turística do Estado, desde grandes empreendedores até os pequenos. [Fotos: Jonatha Lins]

Fórum é uma oportunidade única para integrar os envolvidos na atividade turística do Estado, desde grandes empreendedores até os pequenos. [Fotos: Jonatha Lins]

Integração. Essa foi a palavra chave da 45ª edição do Fórum Estadual de Turismo (Foretur), que aconteceu na manhã desta terça-feira (12), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió.

 

Organizado pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o Foretur foi um momento de discussão e trocas de ideias entre os atores sociais que compõem o trade turístico alagoano, além de ter servido como uma forma de a Sedetur conhecer as principais demandas dos municípios. 

 

“O Fórum é uma oportunidade única para integrar os envolvidos na atividade turística do Estado, desde grandes empreendedores até os pequenos. Isso permite que as dúvidas sejam tiradas, os contatos sejam feitos e que todos saibam como conduzir os processos dentro das normas legais”, disse Gustavo Lopes, presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e um dos componentes da mesa.

O Ministério do Turismo foi representado no evento pela coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial, Gabrielle Andrade, que falou sobre as políticas públicas de distribuição da verba federal destinada aos municípios presentes no Mapa do Turismo do Brasil, publicado pelo Mtur.

 

Segundo Gabrielle Andrade, a tendência é que o mapeamento passe a ser bianual (o próximo ocorrerá em 2018) e que o intuito é aumentar o número de municípios mapeados. Para isso, é essencial a atuação dos interlocutores estaduais e municipais.

 

Ainda segundo a coordenadora, o Foretur é um mecanismo que possibilita uma maior lisura na elaboração dos critérios do Ministério, uma vez que o MTur busca agir em parcerias com os estados.

 

“O evento é uma ocasião fantástica e um espaço de debate essencial, o que só fortalece o turismo em todo o País. O Ministério do Turismo busca sempre o melhor para os estados e municípios e o Foretur é um meio bastante eficaz de sabermos o que eles precisam para melhorar ainda mais o trabalho que vem sendo desempenhado. O que é prioridade dos estados e municípios é prioridade para o MTur”, afirmou.

 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, ressaltou a importância da presença dos parceiros no Fórum e frisou que todos os agentes do trade turístico devem agir integradamente e cobrar ações das autoridades responsáveis.

“O nosso turismo sobrevive de emendas parlamentares, com isso se faz necessário que cobremos das autoridades competentes. O turismo é um dos pilares econômicos de Alagoas e do Brasil. É de extrema relevância que atuemos sempre unidos”, explicou o secretário.

 

Helder Lima ainda mencionou ações realizadas pela Sedetur em prol do desenvolvimento do segmento em Alagoas como, por exemplo, a instalação das placas de sinalização turística da região Caminhos do São Francisco.

 

O secretário citou também outras articulações da Sedetur para melhorar o setor, como a entrega dos Fingers do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, a mobilização para revitalização do Clube Alagoinhas e a destinação para fins turísticos do prédio do antigo Detran. O chefe de Segurança de Trânsito do Detran, Antônio Monteiro, também compôs a mesa do Foretur.