Geral

Ford prevê carros sem volante e pedais nas ruas em 2021

16/08/2016
Ford prevê carros sem volante e pedais nas ruas em 2021
Ford já testa carro autônomo em Michigan (Foto: Divulgação)

Ford já testa carro autônomo em Michigan (Foto: Divulgação)

A Ford e o Baidu, gigante de busca chinês, investiram juntas US$ 150 milhões na Velodyne, que faz um componente chave em carros de direção autônoma. Segundo a montadora americana, modelos sem volante ou pedais estarão nas ruas em 2021.

“A próxima década será conhecida pela automação dos carros, e nós vemos o impacto dos autônomos como sendo tão importante quanto a linha de montagem da Ford há 100 anos”, afirmou em nota Mark Fields, presidente da montadora.

A fabricante afirma que em 5 anos os modelos autônomos já serão produzidos em larga escala e serão voltados para o compartilhamento, como “robô-táxis”.

“Estamos nos dedicando em colocar nas ruas veículos autônomos que podem melhorar a segurança e resolver desafios sociais e ambientais para milhões de pessoas – não só para quem pode pagar por carros de luxo”, completou Fields.

Para atingir este objetivo, a Ford investe e pesquisa, mapeamento 3D, radares e sensores, como o da Velodyne, que são baseados em laser.

O investimento anunciado nesta terça-feira (16) visa a acelerar o desenvolvimento de sensores a laser e ampliar o uso em sistemas avançados de assistência ao condutor e autônomos.

O presidente-executivo da Ford, Mark Fields, disse também que a montadora está dobrando o tamanho de sua equipe de pesquisa do Vale do Silício, em Palo Alto, para mais de 300, e aumentando o desenvolvimento de veículos autônomos.

O Baidu disse em abril que tinha estabelecido uma equipe de carros autônomos nas proximidades de Sunnyvale, Califórnia, com foco no desenvolvimento de tais tecnologias facilitadoras como visão computacional, robótica e aprendizagem automática.