Geral

Forças governamentais sírias freiam avanços rebeldes em Aleppo

03/08/2016
Forças governamentais sírias freiam avanços rebeldes em Aleppo
Exército Livre da Síria faz disparos na região de Ramusa, no sudoeste da cidade síria de Aleppo, na terça-feira (2) (Foto: Abdalrhman Ismail/ Reuters)

Exército Livre da Síria faz disparos na região de Ramusa, no sudoeste da cidade síria de Aleppo, na terça-feira (2) (Foto: Abdalrhman Ismail/ Reuters)

As forças do regime sírio, com o apoio de fortes bombardeios russos, retomaram o controle de várias colinas e localidades rebeldes na periferia do sudoeste de Aleppo, freando os avanços da ofensiva insurgente.

Os grupos rebeldes e seus aliados extremistas iniciaram no domingo (31) uma ofensiva para tentar romper o cerco imposto aos bairros insurgentes, no leste da cidade. Porém, as forças do governo lançaram um violento contra-ataque e reconquistaram várias posições sob controle dos rebeldes.

Um correspondente da AFP no leste de Aleppo informou sobre confrontos e bombardeios durante a noite, seguidos de explosões com bombas de barril e ataques aéreos na madrugada.

Segundo o OSDH, 50 combatentes rebeldes e jihadistas morreram desde o início do ataque, assim como dezenas de membros das tropas do regime.

Nesta batalha, os rebeldes têm o apoio do grupo extremista Frente Fateh al-Sham (antes Frente al-Nosra, que se desvinculou da Al-Qaeda). O exército conta com a ajuda da aviação russa e, no campo de batalha, de combatentes iranianos e do Hezbollah libanês, segundo o OSDH.

Aleppo encontra-se dividida desde 2012 entre os bairros a oeste, controlados pelo governo, e os do leste, nas mãos dos rebeldes, totalmente sitiados pelo exército desde 17 de julho.

Os insurgentes tentam assumir o controle do distrito governamental de Ramusa, no sudoeste de Aleppo, para abrir uma nova rota de abastecimento a seus bairros.

Os rebeldes fizeram todo o possível para manter suas novas posições ante os bombardeios em massa da aviação russa, explicou Abdel Rahman. Conseguiram manter o controle de quatro colinas e um pequeno povoado.

De acordo com o site pró-governo Al-Masdar News, os rebeldes conseguiram entrar em Ramusa depois de explodir um túnel que haviam escavado para acessar o bairro. “Mas depois foram bloqueados e tiveram que deixar a localidade após uma batalha violenta. O regime controla completamente o bairro”.

Durante a noite, ao menos 10 civis, incluindo quatro crianças, morreram em bombardeios rebeldes nas áreas sob controle governamental na zona oeste da cidade, segundo o OSDH. Desde domingo mais de 40 civis morreram em bombardeios rebeldes nos bairros.

A batalha por Aleppo, que já foi a capital econômica do país, é crucial para as forças do regime de Damasco, assim como para os grupos rebeldes.