terça-feira, 15 de outubro de 2019

Notícias

In:

Estado mantém incentivo à implantação dos aterros sanitários

Por Redação com Agência Alagoas

 

Aterros sanitários: reuniões públicas validaram os planos intermunicipais de resíduos sólidos junto aos consórcios. Ascom

Aterros sanitários: reuniões públicas validaram os planos intermunicipais de resíduos sólidos junto aos consórcios. Ascom

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em conjunto com a empresa Gama Engenharia promoveu nas últimas semanas uma série de reuniões públicas para divulgar os resultados de finalização dos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).

As audiências ocorreram nas regiões do Litoral Sul e Norte, Sertão, Agreste, Bacia Leiteira, Metropolitana e Zona da Mata, onde os municípios estão representados por meio de dos consórcios Conagreste, Cigres, Conorte, CRERSSAL, Conisul, Corszam e Consórcio Regional Metropolitano de Resíduos Sólidos de Alagoas.

A gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, considera que a participação popular foi relevante porque, posteriormente, os consórcios que reúnem os municípios irão receber o plano intermunicipal de resíduos sólidos.

“A parte competente ao Estado está sendo efetivada. Finalizamos a validação dos planos e os consórcios passam a atuar no incentivo ao encerramento dos lixões em Alagoas e implementação dos aterros sanitários”, explica a gerente de Resíduos Sólidos.

A Semarh prevê que até o final deste ano haverá o lançamento de uma cartilha com um resumo sobre as disposições da Lei de Resíduos Sólidos de forma objetiva à população.

“Pretende-se, com a cartilha, manter as famílias mais informadas acerca do descarte adequado dos resíduos sólidos em todo o Estado”, complementa Elaine Melo.

Mesmo diante de um cenário inadequado economicamente, os municípios alagoanos têm recebido suporte do Governo do Estado para implantação dos aterros. Diversas foram as reuniões públicas para a construção do plano estadual de resíduos, bem como a finalização do planejamento intermunicipal.

Nas últimas semanas, as reuniões passaram pelos municípios de Messias, Delmiro Gouveia, Olho d’Água das Flores, Campo Alegre, Murici, Flexeiras e Arapiraca.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com