Geral

Escolas na França ensinarão crianças a se proteger de ataques terroristas

24/08/2016
Escolas na França ensinarão crianças a se proteger de ataques terroristas
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Crianças e adolescentes franceses receberão treinos para aprender a se proteger de ataques terroristas nas escolas. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira (24), pelos ministros Najat Vallaud-Belkacem, de Educação, e Bernard Cazeneuve, do Interior. O objetivo é reforçar a segurança do país após os atentados de Paris, em novembro de 2015, e de Nice, em julho deste ano.

Serão três treinos por ano, incluindo uma simulação na qual um assaltante invadiria o colégio. Os alunos aprenderão a se esconder e a fugir, dependendo da situação e de onde estiverem no momento do ataque.

De acordo com o governo francês, todos os jovens de 13 a 14 anos e os representantes de sala terão também um treino básico para salvar vidas em casos de emergência. Segundo as autoridades, apenas 30% dos estudantes estão atualmente preparados para lidar com ataques inesperados.

No caso das crianças da educação infantil e da pré-escola, de 2 a 6 anos, não haverá a explicação de que é o treinamento contra o terrorismo. Por meio de jogos, elas serão ensinadas a se esconder e a se manter em silêncio.

A partir de setembro, quando começará o ano letivo na França, as escolas marcarão encontros com os pais dos alunos para dar mais detalhes sobre os treinamentos. Outras orientações já haviam sido fornecidas às famílias – como alertar que todos avisem à polícia sobre qualquer comportamento ou objeto suspeito nas proximidades da escola.