Geral

Emater realiza mutirão de atendimento para indígenas do Agreste e Palmeira dos índios

04/08/2016
Emater realiza mutirão de atendimento para indígenas do Agreste e Palmeira dos índios
Mais oito aldeias receberão atendimento da Emater. (Foto: Agência Alagoas.)

Mais oito aldeias receberão atendimento da Emater. (Foto: Agência Alagoas.)

Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) realizaram mutirão de atendimento a cerca de 30 famílias indígenas da aldeia Fazenda Canto, da etnia Xucuru Kariri, nesta quinta-feira (4), em Palmeira dos Índios, no Agreste do Estado.

 

A atividade, fruto de uma parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio do chefe de posto da região, Cristovão Marques, teve como objetivo a regularização dos indígenas com relação à emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento necessário para que os agricultores familiares tenham acesso às políticas públicas governamentais.

 

O assistente social e técnico da Emater-AL, Guilherme Menezes, que é responsável pelo trabalho da Emater junto aos povos tradicionais (indígenas, quilombolas e pescadores), destaca que a atividade foi feita após levantamento de demandas, realizado em visita no último dia 21 de julho.

 

“Nós vimos que não só aldeia Canto, mas também outras oito aldeias Xucuru Kariri necessitam da assistência, tanto para produção como para a orientação, principalmente com relação ao acesso a credito bancário e, essa primeira parte, de regularização da sua situação como agricultor familiar é o ponto de partida. Nosso objetivo é oferecer condições para que os indígenas alagoanos tenham melhoria em sua qualidade de vida, com acompanhamento técnico dos grupos de produção e organização social”, pontua Menezes.

 

A aldeia Canto tem 210 famílias e é a maior do povo Xucuru Kariri em Palmeira dos Índios. Outras oito aldeias da mesma etnia serão atendidas pelos técnicos da Emater na região.

 

Vão acompanhar os trabalhos com os indígenas em Palmeira dos Índios pela Emater-AL, a assistente social Dayana Marques, o técnico em agropecuária, Roberval Viana e o agrônomo Renato Duarte.