Geral

Emater apresenta projeto de gestão para cooperativas atendidas pela Desenvolve

02/08/2016
Emater apresenta projeto de gestão para cooperativas atendidas pela Desenvolve
Parceria da Emater, Desenvolve e cooperativas tendem a fomentar a agricultura familiar em Alagoas

Parceria da Emater, Desenvolve e cooperativas tendem a fomentar a agricultura familiar em Alagoas

A equipe do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), esteve nesta segunda-feira (1º), na sede da Agência de Fomento do Estado (Desenvolve), para apresentar o projeto ‘Mais Gestão’ às cooperativas alagoanas que estão inseridas no Programa de Financiamento a Cooperativas e Associações Produtivas (Coopmais).

O ‘Mais Gestão’ busca a qualificação da gestão e fortalecimento de organizações econômicas da agricultura familiar para que essas cooperativas possam atuar nos mercados institucionais, públicos e privados, de forma a vender o seus produtos para programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O diretor-presidente da Emater-AL, Carlos Dias, explica que há uma demanda por sustentabilidade na gestão financeira e de planejamento de cooperativas em Alagoas e que o Mais Gestão é uma estratégia para suprir essa carência.

“Nós vamos trabalhar com três eixos básicos: organização da base produtiva e qualificação da gestão dos empreendimentos coletivos; inserção qualificada dos empreendimentos coletivos nos mercados institucionais e privados; aumento da competitividade dos produtos no mercado”, pontuou Dias.

De acordo com ele, é preciso que as entidades, tanto estaduais quanto as próprias cooperativas, entendam a importância de ter uma maior eficiência e que “isso passa não só pela assistência na produção, mas também capacitação de logística, financeira, de planejamento e todo o processo de gestão que acarreta numa perspectiva de crescimento ainda maior para os cooperados”.

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, enaltece a iniciativa da Emater-AL, em buscar ferramentas que tragam maior eficiência para a produção agrícola alagoana.

“É um projeto de grande qualidade apresentado pela Emater hoje aqui na desenvolve, a ideia é buscar os recursos necessários junto ao Fecoep para conseguir viabilizar essa ferramenta de gestão para cooperativas”, completou Rafael Brito.

Solicitação de Crédito

A Emater-AL apresentou também durante a reunião desta segunda-feira proposta de solicitação de crédito junto à Desenvolve para a Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), do município de Maragogi, Litoral Norte do Estado. O projeto vai beneficiar 125 famílias associadas a Coopeagro.

“O recurso vem para estruturação dos processos produtivos da cooperativa, compra de maquinário, contratação de mão de obra especializada, consultoria e recurso para capital de giro”, explica o técnico da Emater presta assistência na região de Maragogi, José Luis Tavares.

“A Emater-AL nos deu um grande presente, que foi a solicitação de crédito para a cooperativa Coopeagro, no valor de R$ 300.000 na linha da coopmais. Isso foi de extrema importância pois a grande maioria das cooperativas que tem direito ao acesso a linha subsidiada do CoopMais, não o fazem porque falta capacidade técnica e com conhecimento para fazer o projeto. A entrada da Emater nessa seara ajuda e muito diversos alagoanos que tem direito a esse crédito e não conseguem por falta de conhecimento. Parabenizo a todos que fazem a Emater pela iniciativa porque isso vai levar crédito as pessoas que realmente precisam”, declarou o presidente da Desenvolve, Rafael Brito.

O agricultor e presidente da Coopeagro, Geraldo Cândido, comemora a oportunidade de aprimorar a produção. “Tanto a Emater quanto a Desenvolve nos dão apoio, então, esse crédito, juntando os dois, através de um plano de ação vai suprir nossas necessidades prioritárias”, disse Cândido.