Geral

Em 60 dias, cem pacientes com sintomas de infarto foram atendidos no HGE

22/08/2016
Em 60 dias, cem pacientes com sintomas de infarto foram atendidos no HGE
Serviço está salvando vidas em Alagoas. Fotos: Divulgação

Serviço está salvando vidas em Alagoas. Fotos: Divulgação

Em menos de dois meses de funcionamento da Unidade de Hemodinâmica Dr. João Fireman do Hospital Geral do Estado (HGE) já foram realizados cem procedimentos para tratar os pacientes que chegam com sintomas de infarto agudo miocárdio na maior unidade de saúde de Alagoas. Informações foram publicadas no portal Gazetaweb.

Entre os procedimentos realizados pela unidade de hemodinâmica está a realização de cateterismos, implantes de stent, marca-passo e angioplastias primárias são os procedimentos disponíveis para os pacientes cardiovasculares.

Ricardo Cezar Cavalcante, coordenador do Setor de Hemodinâmica do HGE, falou sobre o caso de Roberval Santos da Silva, de 52 anos, que foi o primeiro beneficiado pelo serviço implantando no fim de junho. O paciente retornou, coincidentemente, como o centésimo paciente assistido pela ala de hemodinâmica da unidade de saúde para completar o tratamento.

“O senhor Roberval chegou no HGE como o primeiro paciente infartado da ala de hemodinâmica, fizemos todo o procedimento de urgência necessário na ocasião e após 30 dias da cicatrização do infarto, ele retornou ao setor para realizar um novo procedimento, dessa vez programado, e recebeu mais um stent, dessa forma, finalizando o tratamento”, esclareceu Cavalcante, médico que realizou os dois procedimentos.

A unidade de hemodinâmica do HGE é a primeira instalada em hospital público do estado e presta atendimento de urgência para pacientes infartados do Sistema Único de Saúde (SUS). A ala foi viabilizada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial) e o Hospital do Coração de Alagoas (HCOR-AL).