Geral

Economistas desempenham atividade memorável na Secretaria da Fazenda de AL

13/08/2016
Economistas desempenham atividade memorável na Secretaria da Fazenda de AL
Secretário da Receita e economista, Fabrício Santos destaca trabalho dos profissionais para manutenção da saúde financeira do Estado. (Foto: Sâmia Laços)

Secretário da Receita e economista, Fabrício Santos destaca trabalho dos profissionais para manutenção da saúde financeira do Estado. (Foto: Sâmia Laços)

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) tem apresentado, nos últimos meses, bons resultados relativos à gestão econômica e orçamentária do Estado, graças aos avanços céleres de serviços realizados por economistas que atuam para o levantamento de informações cruciais à estratégia de governo.

 

Atividades importantes estão sendo desenvolvidas por estes profissionais diariamente. Uma delas é a publicação periódica do Boletim de Transparência Fiscal, que se refere à execução da receita e despesa do Estado. Suas análises visam aperfeiçoar os mecanismos de transparência e controle na execução do orçamento estadual e demonstrar como têm sido utilizados os recursos públicos pelas diversas categorias.

 

O trabalho desses técnicos está ganhando importante espaço. A projeção de receitas exemplifica bem essa conquista. Dados referentes ao ICMS, Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o IPVA, por exemplo, estão possibilitando o planejamento das ações de governo com mais eficácia, pois as informações estão melhor apuradas e disponibilizadas pela Sefaz com mais rapidez e precisão.

 

Para o secretário especial da Receita Estadual, Fabrício Santos, as principais atividades desses trabalhadores são apontar soluções para a consolidação fiscal do governo estadual. “Seja no desenho de um incentivo fiscal, visando o desenvolvimento regional ou na construção de cenários econômicos que afete o fluxo de caixa do Tesouro Estadual, os técnicos da Sefaz buscam criar condições para que o Estado cumpra adequadamente seus compromissos financeiros com os servidores, fornecedores e credores”, destacou.

A Fazenda pública acompanha com êxito os relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Programa de restruturação de ajuste Fiscal, está recuperando a capacidade de investimento em infraestrutura e políticas sociais, e promove a justiça tributária.