Geral

Curso vai capacitar 500 profissionais no trabalho social com famílias

29/08/2016
Curso vai capacitar 500 profissionais no trabalho social com famílias
Fotos: SEADES AL

Fotos: SEADES AL

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançou, nesta segunda-feira (29), o Curso em Trabalho Social com Famílias, que visa à qualificação de técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para atuar no fortalecimento de vínculos familiares.

A expectativa é de sejam capacitados cerca de 500 operadores do Suas em Alagoas, priorizando as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

A superintendente de Assistência Social da Seades, Aline Rodrigues, explicou o papel da pasta na qualificação.

“Nós buscamos essa parceria com a Ufal. Sabemos que a universidade tem as condições de passar esse conteúdo, primeiramente para nós, para que, então, possamos capacitar os trabalhadores do Suas”, disse.

No desenvolvimento do trabalho social com famílias, as equipes deverão realizar o acompanhamento familiar, promovendo o protagonismo das famílias na construção de novos projetos de vida, estabelecendo alternativas de superação das vulnerabilidades e riscos, bem como ampliando as potencialidades existentes no convívio familiar e comunitário, tendo como instrumento o Plano de Acompanhamento Familiar.

unnamed (5)

O processo de formação será dividido em dois cursos. A primeira etapa, com início previsto para novembro, será o curso de aperfeiçoamento destinado a 40 profissionais selecionados pelo perfil formativo-educativo, com carga horária de 180 horas. A segunda etapa será o curso de atualização, com carga horária de 40 horas, voltado para três técnicos de cada Cras, selecionados pela Superintendência de Assistência Social da Seades.

Segundo a professora Margareth Cavalcante, da Ufal, os técnicos capacitados deverão servir como multiplicadores de conhecimentos nos municípios alagoanos.

“Esse é um trabalho que não pode ser feito por apenas uma pessoa. A alternativa pedagógica que nós encontramos foi a criação de um grupo de referência para acompanhamento e capacitação das equipes em todo o Estado”, explicou a professora.

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, ressaltou a importância da capacitação para o Estado de Alagoas.

“É um processo fundamental para proporcionar as melhorias necessárias na metodologia do trabalho social com famílias a partir da aplicação de conhecimentos metodológicos e técnicos, evitando práticas baseadas no senso comum. Esse é um trabalho especializado e estamos dando todas as condições possíveis para o processo de capacitação tenha sucesso”, afirmou.