Geral

CSA faz campanha de paz antes das partidas decisivas contra o Ituano

26/08/2016
CSA faz campanha de paz antes das  partidas decisivas contra o Ituano

CSA e Ituano nunca se enfrentaram. O primeiro encontro vai ser logo em um mata-mata valendo o acesso para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, as equipes jogam em São Paulo, pelas quartas de final da Série D. Depois, decidem em Maceió quem vai passar. A disputa vai ser acirrada, não há dúvidas, mas apenas entre os jogadores, no gramado. Para os torcedores que vão apoiar os times, o clamor é de paz. No começo da semana, as duas equipes postaram mensagens em uma rede social para promover uma disputa meramente esportiva, sem qualquer agressão física ou moral. 

Primeiro foi o Ituano, com um post na segunda-feira. A campanha logo foi endossada pelo CSA, na terça. E o pedido do clube tem fundamento. Em três jogos da Série D, alguns poucos azulinos se envolveram em confusões longe de Alagoas.Primeiro foi em Caruaru, quando enfrentaram o Central. No intervalo do primeiro tempo, torcedores da Patativa jogaram água e xingaram jogadores alagoanos. Quem estava na arquibancada azulina respondeu e atirou pedras, que foram na direção dos policiais que faziam a segurança. Bombas de efeito moral e balas de borracha foram usadas. No final, os seguranças escoltaram os visitantes até o ônibus que retornaria para Maceió. Uma semana depois, mais do mesmo, agora no Ceará, contra o Guarani de Juazeiro. Na súmula da partida, o árbitro relatou que já nos acréscimos os cearenses atiraram pedras, areia e até barras de ferro na direção do espaço destinado para os alagoanos, que revidaram. 

Facebook CSA (Foto: Reprodução/Facebook)

CSA manda recado para o torcedor apoiar o time do coração sem ir de encontro com o rival (Foto: Reprodução/Facebook)

Por fim, no último domingo, em partida com o Altos, no Piauí, houve brigas fora do estádio. Quatro torcedores alagoanos foram detidos e até uma grávida chegou a ser agredida no meio da confusão com a torcida adversária. Advogado do CSA, Ricardo Omena disse que o clube não ficou sabendo, até porque não foi na hora do jogo, mas ele lembrou os casos anteriores. No segundo, no Ceará, o clube saiu com prejuízo e teve que pagar multa

– Se houvesse denúncia [sobre brigas no Piauí], o clube poderia ser penalizado, mas não houve, eu nem fiquei sabendo. Os que tiveram denúncia, já fizemos a defesa e foi tudo resolvido. Na Série D, o jogo contra o Central não teve nada [contra o clube], já contra o Guarani teve e revertemos em multa, mas não perdemos mando de campo.

O advogado ressaltou a importância de os clubes fazerem campanhas como a realizada para o encontro com o Ituano. CSA e Ituano se enfrentam às 16 deste sábado, no Estádio Novelli Júnior, em Itu.

– É preciso conscientizar o torcedor da responsabilidade dele. Essas ações prejudicam o time. O clube vem tentando mostrar a importância deles na arquibancada, mas a diretoria não compactua com isso de violência. 

 Facebook Ituano (Foto: Reprodução/Facebook)

Ituano lembrou até caso de união entre torcidas adversárias (Foto: Reprodução/Facebook)