Geral

Cosems realiza assembleia geral para discutir crise no SUS na próxima segunda-feira

19/08/2016
Reprodução/ COSEMS Alagoas

A Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) realiza na próxima segunda-feira (22), às 9h, LOCAL uma assembleia geral com os gestores para discutir a crise na saúde do Estado e as consequentes dificuldades financeiras para o cumprimento das obrigações municipais. O objetivo é unir esforços no sentido de enfrentar a situação que reflete na qualidade do atendimento prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

A situação crítica nas questões operacionais do SUS em Alagoas envolve o atraso nos repasses financeiros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para ações e serviços realizados nos municípios; da Farmácia Básica; do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); desfinanciamento da Atenção Básica com a extinção do Prosáude; descontinuidade da oferta de fraldas geriátricas descartáveis; tiras e lancetas para monitoramento glicêmico; problemas com o custeio do

Tratamento Fora do Domicílio (TFD) Interestadual, envolvendo o cancelamento de agendamentos de tratamento fora do Estado e o não fornecimento de passagens e diárias aos usuários; dentre outros.