Geral

Cosems de Alagoas participa de discussão nacional sobre PEC 241

25/08/2016
Cosems de Alagoas participa de discussão nacional sobre PEC 241
Reprodução/  COSEMS Alagoas

Reprodução/
COSEMS Alagoas

Membros da Diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Nacional de Representantes da Saúde (Conares) se reuniram nesta quarta-feira (24), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília, para discutir dentre outras pautas as consequências para o SUS, caso a PEC 241seja aprovada.

A proposta de Emenda Parlamentar polêmica propõe o congelamento por 20 anos dos recursos da saúde e educação, comprometendo a qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SU). Participaram também da discussão presidentes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) de todo o Brasil.

De acordo coma vice-presidente do Cosems de Alagoas, Normanda Santiago, foi debatida ainda pelo Ministério da Saúde (Leandro) a questão do E-SUS, como modificações que vão facilitar os sistemas de informações de Alagoas e do Brasil. O diretor de Cosems de Alagoas, Alessandro Moreira, vai ser membro de um comitê que vai se reunir nos próximos 15 dias para discutir o assunto.

“O sistema vai facilitar a vida dos funcionários e gestores do SUS, uma vez que vai ser integrado, mas poucas fichas de preenchimento”, destacou. Foi debatida ainda a situação da Vigilância Sanitária no Brasil e a preparação do V Congresso Norte e Nordeste que vai acontecer em abril do próximo ano em Porto Seguro, na Bahia. Alessandro e Normanda, aproveitaram a oportunidade para visitar o Ministério da Saúde e resolver assuntos pertinentes à pasta.