Geral

Comitê faz levantamento de vulnerabilidade em escola do Vergel do Lago

30/08/2016
Comitê faz levantamento de vulnerabilidade em escola do Vergel do Lago
Compreensão do que se passa no entorno escolar interfere no aprendizado e no comportamento dos alunos.Foto: Divulgação

Compreensão do que se passa no entorno escolar interfere no aprendizado e no comportamento dos alunos.Foto: Divulgação

O comitê da agenda integrada para elaboração do levantamento de vulnerabilidades sociais das comunidades escolares se reuniu, nesta terça-feira (30), na Escola Estadual Profª Anaias de Lima, no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. A comissão formada pelas secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e de Educação (Seduc) e Batalhão Escolar discutiu meios de incentivar a cultura da paz na escola e entorno.

O bairro do Vergel do Lago foi identificado como um dos territórios mais violentos de Maceió. Segundo o diretor da Escola Estadual Professora Anaias de Lima, Rony Flávio, a peculiaridade do local pode interferir na formação escolar dos jovens e adolescentes.

“Nosso grande desafio é vencer a vulnerabilidade social por meio da educação, integrando comunidade e escola, mostrando que aqui é o lugar seguro para fazer o futuro”, disse o diretor.

Nesta primeira etapa, 16 escolas serão visitadas pela equipe, a fim de entender a realidade desses ambientes escolares. De acordo com superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, Alexandre Costa, após o diagnóstico serão elaboradas ações preventivas à violência.

“No primeiro momento estamos sistematizando os problemas para buscar as soluções. O segundo passo será do plano de ações para ser aplicado nas escolas que estão localizadas nos territórios de vulnerabilidade social, na certeza que estaremos colaborando com a diminuição do acesso de drogas e criminalidade nas escolas”, afirmou Costa.

As formas de prevenção à violência e integração da comunidade escolar contarão com atividades das superintendências da Criança e do Adolescente e Políticas sobre Drogas, por meio dos Anjos da Paz. Além disso, o apoio do Conselho Tutelar da 2ª Região e a Base Comunitária de Segurança do Vergel.