Geral

Com implantação de programa de qualidade, Juceal beneficia clientes e servidores

04/08/2016
Com implantação de programa de qualidade, Juceal beneficia clientes e servidores
Reprodução Ascom Juceal

Reprodução: Juceal Ascom

Para incentivar os servidores a manter um ambiente de trabalho limpo e organizado, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) segue com a implantação do programa de qualidade dos cinco sensos, que, a partir de agora, passa pela segunda fase das auditorias setoriais, as agendadas.

Com o intuito de organizar o ambiente de trabalho e, assim, beneficiar também o serviço ofertado aos clientes, o registro empresarial, o programa foi iniciado em abril. Desde a sua implantação, o 5s já passou pela fase de capacitação dos auditores e auditoria orientativa, onde foram pontuados os erros cometidos nos sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e higiene e autodisciplina. Agora os servidores passarão pela auditoria agendada, onde são previamente avisados.

De acordo com o assessor de qualidade da Juceal, Kleber Pereira, na auditoria orientativa, foram identificadas as falhas dos setores, onde ele definiu como um ciclo de aprendizagem e crescimento não apenas para os auditores, mas também para os servidores dos setores avaliados.

Sobre o empenho dos servidores com o programa, Pereira diz que a adesão foi total por se tratar de um projeto que já existente no órgão, mas como o fluxo de servidores é grande, foi preciso reforçar o programa e atualizar os servidores.

“Tivemos a participação de todos e um envolvimento visceral de alguns. O programa provoca certa competitividade dos setores para ver quem desenvolveu melhor as atividades e quem se destacou mais na qualidade das metas. E nós trabalhamos com uma classificação de estrelas, o que de certa forma os estimula. Nós esperamos que os ensinamentos sejam postos em prática ainda mais nessa segunda fase”, finalizou.

O programa 5s tem como intuito incentivar a autodisciplina e limpeza no ambiente de trabalho, além de promover o bem-estar do servidor, e estabelecer o compromisso pessoal com os padrões éticos, morais e técnicos no ambiente de trabalho.