Geral

Cidade japonesa de Nagasaki lembra os 71 anos de bombardeio atômico

09/08/2016
Cidade japonesa de Nagasaki lembra os 71 anos de bombardeio atômico
Momento de silêncio no Memorial em Nagasaki, no Japão, lembra os 71 da bomba atômica (Foto: Jiji Press / AFP)

Momento de silêncio no Memorial em Nagasaki, no Japão, lembra os 71 da bomba atômica (Foto: Jiji Press / AFP)

A cidade de Nagasaki, no Japão, lembrou nesta terça-feira (9) o 71º aniversário do bombardeio atômico com um minuto de silêncio em homenagem às dezenas de milhares de vítimas do ataque. A cerimônia foi marcada pela recente visita a Hiroshima do presidente dos Estados Unidos,Barack Obama.

O ato começou às 10h35 (hora local) e teve seu momento mais forte às 11h02 (hora local), momento exato em que a bomba “Fat man” explodiu sobre a cidade. Houve um minuto de silêncio acompanhado pelo tradicional Sino da Paz, em homenagem às vítimas.

Após a cerimônia em memória das vítimas, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, realizaram discursos onde destacaram a importância da histórica visita de Obama a Hiroshima no mês de maio e pediram pelo fim da proliferação nuclear.

A visita do presidente dos EUA e a mensagem pacifista que este enviou em Hiroshima “dão esperanças para aqueles que acreditam em um mundo livre de armas nucleares, tanto no Japão e em outros países”, disse Abe em seu discurso.

“Não se pode voltar para a tragédia que ocorreu há 71 anos em Hiroshima e Nagasaki”, afirmou Abe, lembrando que o Japão, é “o único país que sofreu com a bomba atômica na guerra”. Ele disse fará todos os esforços para que a comunidade internacional ratifique um Tratado de não-Proliferação de Armas nucleares.

“Obama mostrou ao mundo a importância de ouvir, ver e sentir por si mesmo a realidade do bombardeio atômico com a sua visita a Hiroshima”, disse o prefeito Tomihisa Taue.

Os EUA lançaram o primeiro ataque nuclear da história sobre a cidade de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945 e três dias depois lançou uma segunda bomba atômica sobre Nagasaki. Após as bombas aconteceu a rendição do Japão no dia 15 de agosto, que colocou fim à Segunda Guerra Mundial.