Cidades

Ciclistas lançam nesta terça campanha Bicicleta nas Eleições

09/08/2016
Ciclistas lançam nesta terça campanha Bicicleta nas Eleições
Reprodução

Reprodução

Os ciclistas urbanos de Maceió lançam oficialmente nesta terça-feira (8) na cidade a campanha Bicicleta nas Eleições. O local escolhido para o evento foi a Praça Vera Arruda, na Jatiúca, de onde grupos de ciclistas saem todas as semanas para passeios coletivos. A partir das 19h30, haverá apresentação da campanha e outras atividades abertas ao público na praça.

Durante o lançamento, ciclistas também lerão as cartas de compromisso que serão entregues para assinaturas de candidatos e candidatas aos cargos de prefeito e vereador de Maceió nas próximas eleições. Também haverá uma grande urna para que a população possa depositar suas reclamações, sugestões e anseios sobre o espaço da bicicleta em Maceió.

“Nós convidamos os diversos grupos de ciclistas, dos que usam a bicicleta como lazer àqueles que a usam como meio de transporte para o trabalho, assim como toda a população interessada, para participar desse importante momento de discussão. Juntos, podemos colocar a bicicleta de uma vez na pauta das políticas públicas de Maceió”, explica Juliana Agra, membro da Ciclomobilidade (Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió). O evento também conta o apoio de grupos como a AAC (Associação Alagoana de Ciclistas) e o Bike Anjo Maceió.

“Bicicleta nas Eleições” é uma campanha nacional que busca ampliar a inclusão da bicicleta nas políticas públicas a serem desenvolvidas pelos prefeitos e vereadores no mandato 2017-2020, além de qualificar o conhecimento da sociedade sobre a bicicleta como meio de transporte. A campanha é organizada pela UCB (União de Ciclistas do Brasil) com financiamento do Banco Itaú. Em Maceió, a Ciclomobilidade (Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió) foi a associação escolhida para desenvolver o projeto.

Após o lançamento oficial, a Ciclomobilidade fará uma série de outros eventos dentro da campanha, como debates públicos, panfletagens nas principais avenidas da cidade, exposição de faixas, um dia de ciclismo com candidatos e candidatas nas eleições municipais de 2016, entre outros. A Câmara Municipal de Maceió também já confirmou que fará uma audiência sobre bicicleta ainda nesse mês de agosto. A data ainda será definida em plenário.

Mapa cicloviário

Desde a sua criação em 2015, a Ciclomobilidade vem desenvolvendo ações para cobrar políticas públicas relacionadas à bicicleta em Maceió. No dia 29 de maio de 2016, a associação divulgou o mapa cicloviário da cidade, mostrando que, do mínimo de 200 Km de estrutura cicloviária necessários, Maceió tem apenas 41Km. Veja o mapa aqui: www.ciclomobilidade.org/mapacicloviariomaceio

Em fevereiro de 2016, o grupo também realizou a primeira contagem de bicicletas da Avenida Fernandes Lima. O levantamento mostrou que, diariamente, mesmo sem infraestrutura adequada, 1.156 ciclistas transitam pela avenida, das 5h às 20h. A contagem foi incluída na base de dados na revisão do Plano Diretor de Maceió. Já a segunda contagem foi feita em junho, na Avenida Menino Marcelo (antiga Expressa), onde mais de 2.500 ciclistas transitam diariamente.