Geral

Challenge Maceió distribuirá 66 vagas para o mundial na Eslováquia

15/08/2016
Challenge Maceió distribuirá 66 vagas para o mundial na Eslováquia
Com águas cristalinas e quentes, a prova em Maceió, no ano passado, foi um sucesso no ano passado e promete repetí-lo.(Foto: Reprodução/alltrinews.com.br/)

Com águas cristalinas e quentes, a prova em Maceió, no ano passado, foi um sucesso no ano passado e promete repetí-lo.(Foto: Reprodução/alltrinews.com.br/)

A rede global de provas de triatlo Challenge Family deu o start à sua segunda edição em Maceió. Depois do sucesso da primeira, que reuniu mais de dois mil atletas em agosto do ano passado, o Challenge Maceió será realizado no próximo dia 21 e também promete turbinar a economia local e fortalecer ainda mais o turismo. 

A prova é uma das principais do mundo em triatlo e é a mais famosa em “half distance”. São 1,9km de natação, 90km de ciclismo e mais 21,1km de corrida, percorridos individualmente ou em duplas. A prova 2016 ainda dará uma vaga para o principal evento da franquia, o Challenge Roth, para o atleta amador que tiver a melhor soma de tempo das modalidades Sprint e Half Distance/principal.  

O Challenge Maceió 2016 tem inscrições disponíveis em www.blueticket.com.br, possuindo um dos preços mais atrativos nesse tipo de prova: a partir de 285 dólares. O primeiro mês contou, ainda, com 10% de desconto.

Um dos responsáveis pela organização do evento, Carlos Fernando Menezes, diretor da Dash Sports, afirma que este é um marco para o esporte no Brasil, principalmente para Maceió. “A cidade está se consolidando como o berço latino do triatlo mundial. O Challenge já tem 43 provas pelo mundo e se fortalecer no Alagoas respalda o potencial do Estado para continuar incentivando o setor”, aponta.

O Challenge Brasil ainda promoverá sua segunda edição em Florianópolis, de 27 a 29 de novembro.

Na primeira edição, o evento recebeu 1400 atletas do mundo inteiro, mesclando competição com confraternização familiar. Além da prova de triatlo principal, a novidade foi promovida uma prova apenas para as mulheres, Challenge Women, e outra para as crianças, Challenge Junior, que integrou a família dos triatletas e fomentou o desenvolvimento do esporte. Em paralelo, o evento promoveu uma expo-feira e um congresso científico.

O Challenge Maceió deste ano terá 66 vagas distribuídas entre as categorias que habilitarão os triatletas a participarem no The Championship 2017, Eslováquia, na cidade de Samorin, no complexo esportivo X-bionic® Sphere.

A prova em Maceió dispensa muitas apresentações. Com águas cristalinas e quentes, a prova foi um sucesso no ano passado e promete repetí-lo, ainda mais agora, com este tempero, ou seja, as vagas para o tão esperado mundial do half-distance do circuito Challenge Family.

Para os triatletas profissionais, The Championship 2017 oferecerá uma premiação de 150 mil euros e contará com um sistema único de classificação, através dos eventos do Challenge Family ao redor do mundo. 

Ainda, os triatletas profissionais que terminarem entre os cinco melhores nos Jogos Olímpicos de Rio 2016, ou os três melhores ao fim da temporada de 2016 pela WTS, 2016 ITU Long Distance Championship, 2016 Ironman World Championship ou 2016 Iron man 70.3 World Championship também terão a chance de qualificarem-se recebendo um  convite para o The Championship 2017. E, além disso, Challenge Amorin 2016 oferecerá o dobro de vagas para o The Championship 2017.

Mas os atletas profissionais que conseguiram a sua classificação em provas que não pertecem ao Challenge Family deverão validar suas vagas em qualquer evento do Challenge Family no período entre o Challenge Fuerte Ventura 2016 e o  Challenge Imini 2017.

Os atletas amadores também terão a oportunidade de classificarem-se em qualquer evento do Challenge Family pelo mundo, dentro do período classificatório, ao conquistarem o TOP 5 em suas respectivas categorias.

Também conseguirão classificar-se os três melhores times masculinos, femininos ou mistos, do revezamento, para o The Championship 2017 em qualquer evento do Challenge Family.

Para celebrar o ideal de inclusão e fidelidade que possui o Challenge Family, foram criadas 300 vagas de fidelidade (Loyalty Slots) reservadas para os atletas amadores fiéis aos eventos do Challenge Family, ou seja, para aqueles que participarem de pelo menos 4 eventos do Challenge Family durante o período de qualificação. Mas estas vagas de fidelidade só serão preenchidas pelos 300 atletas que se enquadrarem, primeiro, no critério.

Importante destacar que estas vagas de fidelidade não dependerão do tempo final de prova do triatleta e nem de sua posição em qualquer dos quatros eventos, no mínimo, do  Challenge Family, que ele participou.

The Championship 2017 contará com 1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21.1km de corrida fazendo parte dos eventos Challenge Family do ano.

As edições do The Championship em 2017 e 2019 serão realizados no complexo da X-bionic® Sphere e o de 2018 terá a cidade sede anunciada em breve.