Cidades

Atendimento à Surdez comemora dez anos de apoio à comunidade em Alagoas

26/08/2016
Atendimento à Surdez comemora dez anos de apoio à comunidade em Alagoas
Comemoração dos dez anos do Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez Joelina Cerqueira. Valdir Rocha

Comemoração dos dez anos do Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez Joelina Cerqueira. Valdir Rocha

O Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez Joelina Cerqueira (CAS) comemorou dez anos de existência na quinta-feira (25). A ação integra a programação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na XX Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Referência no atendimento educacional à comunidade surda alagoana, o CAS compõe a tríade de centros de educação especial da Seduc, que conta ainda com a presença dos Centros Wandette Gomes de Castro e Cyro Accioly. Além de promover atendimento educacional a estudantes surdos da capital e do interior, a instituição oferta, duas vezes ao ano, cursos gratuitos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a população. Por ano, o centro atende 200 alunos e forma 800 pessoas nos cursos básicos de Libras.

“O CAS oferta um serviço importantíssimo para a promoção da inclusão na sociedade alagoana, seja com o atendimento de alunos surdos seja pela disseminação da Libras em nosso Estado. São ações inestimáveis e que têm o nosso apoio”, afirmou a secretária-executiva da Educação, Laura Souza.

A professora Jeane Mary da Graça tem um relacionamento especial com o centro. Moradora do Pilar, a educadora tem um filho de 9 anos que é atendido pelo CAS e ajuda a trazer outras famílias de seu município para a instituição.

“O CAS é uma segunda casa para mim e para as mães e pais que frequentam este espaço. Aqui, encontrei a paz que precisava e aprendi a lidar com a surdez”, relatou Jeane.

Novos planos

A diretora-geral do CAS, Luciana Tenório, revelou planos para o primeiro semestre de 2017. Dentre eles, formação para professores de salas de recursos das redes estadual e municipais. “Também pretendemos formar uma turma de Libras para profissionais de saúde que atuem nos hospitais”, adiantou Luciana.

A programação da XX Semana Estadual da Pessoa com Deficiência terá continuidade neste final de semana: neste sábado (27), um stand informativo com diversas apresentações culturais estará no Maceió Shopping a partir das 14h, enquanto, no domingo (28), a orla da Ponta Verde recebe a Caminhada pela Inclusão.

As atividades acontecem até o final de agosto, incluindo ainda a comemoração dos 40 anos do Centro Cyro Accioly na segunda-feira (29) e a promoção do Cinema da Inclusão nos dias 30 e 31.