Geral

Alunos e professores do Cepa recebem noções de primeiros socorros

10/08/2016
Alunos e professores do Cepa recebem noções de primeiros socorros
Projeto é desenvolvido em uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação e Cruz Vermelha. (Foto: Valdir Rocha)

Projeto é desenvolvido em uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação e Cruz Vermelha. (Foto: Valdir Rocha)

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc)  e a Cruz Vermelha de Alagoas levou noções de primeiros socorros para estudantes e professores do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

A palestra ocorreu na tarde desta terça-feira (9), no Núcleo de Expressões Artísticas (Nexa), e contou com a participação de alunos dos cursos profissionalizantes de Segurança do Trabalho e Agente Comunitário de Saúde da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, bem como professores do complexo educacional.

Intitulado ‘Escola Prevenida’, o projeto mostra como proceder em situações de risco na escola. Na ocasião, os participantes aprenderam como agir em casos de paradas cardiorrespiratórias, engasgamentos, ataques epilépticos, queimaduras, dentre outros.

“A regra mais importante para um socorrista é não ser impulsivo, não agir pela emoção. Quando você age sem pensar coloca a sua vida e a da vítima em risco”, orientou o palestrante Antônio Seixas.

Parceria – O projeto ‘Escola Prevenida’ nasceu a partir de uma participação da Cruz Vermelha no Cepa Vivo, projeto da Seduc onde o Cepa se torna palco de diversas ações culturais e educativas para as comunidades do Farol e bairros adjacentes.

A secretária executiva da Educação, Laura Souza, destacou a importância da parceria. “Ações como esta, além de ampliar oportunidades formativas de nossos estudantes, também têm um impacto direto em suas vidas, pois o conhecimento destes procedimentos pode salvar vidas”, frisou.

O presidente da Cruz Vermelha, em Alagoas, Roberto Cavalcante, disse que a parceria é um sonho antigo. “Fui aluno da Escola Moreira e Silva, tenho um carinho imenso pelo Cepa e sempre sonhei levar uma ação deste porte para as escolas. Quando recebemos o convite para virmos aqui, aceitamos prontamente, pois se trata de uma parceria inédita em nossa região”, observou.

O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, informou que a cooperação deve se expandir. “Queremos levar esta ação para demais alunos dos cursos de Segurança do Trabalho nas demais unidades de ensino da capital e interior. Nossa intenção é que, posteriormente, eles multipliquem este conhecimento, compartilhando-o com seus colegas de escola”, revelou.

Palestra – Para enriquecer o conhecimento de seus alunos de cursos profissionalizantes, a Seduc promove uma série de palestras com instituições parceiras. Nesta quarta-feira (10), às 19h, estudantes do curso de Segurança do Trabalho da Escola Estadual Campos Teixeira, no Poço, assistirão à exposição sobre legislação ambiental, ministrada pelos técnicos Dalton Pereira e Vagner Pereira.