Cidades

Alagoas trabalha para melhorar posição no Ranking de Competitividade dos Estados

23/08/2016
Alagoas trabalha para melhorar posição no Ranking de Competitividade dos Estados
De acordo com Antônio Pinaud, a gestão dos indicadores de Alagoas é a chave para a melhoria do posicionamento do Estado no ranking. Ascom/Seades

De acordo com Antônio Pinaud, a gestão dos indicadores de Alagoas é a chave para a melhoria do posicionamento do Estado no ranking. Ascom/Seades

Representantes do Governo do Estado, liderados pelo secretário da Assistência e do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, estiveram reunidos nesta segunda-feira (22), em São Paulo, com diretores da Tendências Consultoria Integrada, para discutir estratégias voltadas à melhoria da posição de Alagoas no Ranking de Competitividade dos Estados.

O ranking, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) é gerenciado pela Tendências Consultoria, serve de ferramenta para pautar a atuação dos gestores públicos brasileiros e de orientação para eventuais investimentos da iniciativa privada nas unidades da Federação.

O ranking é montado a partir dos dados fornecidos pelos estados em 64 indicadores divididos em 10 pilares, entre eles Sustentabilidade Social, Infraestrutura, Capital Humano, Solidez Fiscal, Educação e Segurança. De acordo com Antônio Pinaud, a gestão dos indicadores de Alagoas é a chave para a melhoria do posicionamento do Estado no ranking.

Estimulado pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, Pinaud elaborou e apresentou aos consultores um modelo de gestão dos indicadores de Alagoas.

“O ranking serve como uma bússola para o empreendedor avaliar os estados com melhores condições para receber investimentos. Vamos buscar um esforço concentrado em todas as áreas do Governo para suprir a lacuna de dados sobre Alagoas e melhorar nossa colocação no próximo ranking”, explicou o secretário, que provocou a reunião com os consultores da Tendências.

Segundo a diretora comercial da Tendências, Denise De Pasqual, o foco do ranking está na efetividade da gestão e aplicação dos recursos de cada estado brasileiro. “Ele funciona como um instrumento de diagnóstico do impacto dos investimentos em cada um dos pilares avaliados. A relação entre o volume de recursos e a performance dos estados é muito frágil. O ranking avalia os resultados, considerando as realidades locais e aponta caminhos a serem seguidos pelo gestores”, explicou De Pasqual.

Na reunião, que contou com as presenças do diretor-presidente da Algás, Arnóbio Cavalcante, do integrante do Conselho de Administração da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Renato Regazzi, do superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Dário César Barbosa, e dos consultores da Tendências Adriano Pitoli e Fabio Klein, foram apresentados os critérios de ponderação dos indicadores e pilares, o tratamento de dados e a metodologia de formatação do ranking.

“São critérios transparentes, debatidos profundamente por especialistas em cada área, com indicadores detalhados e que estão sempre sob avaliação. Temos a oportunidade de melhorar nossa colocação, o que trará resultados significativos no volume de investimentos em Alagoas. Podemos melhorar até cinco posições somente fornecendo os dados que não estavam disponíveis. O governador Renan Filho tem como prioridade promover o avanço do Estado nesse ranking e vamos mobilizar todo o Governo nesse sentido”, disse Antônio Pinaud.