Geral

Sabotagem na Vila: parte de falhas foi causada por funcionários insatisfeitos.

28/07/2016
Sabotagem na Vila: parte de falhas foi causada por funcionários insatisfeitos.
Banheiro inacabado na Vila dos Atletas: problemas atingiram diversos prédios (Foto: Globo Esporte)

Banheiro inacabado na Vila dos Atletas: problemas atingiram diversos prédios (Foto: Globo Esporte)

Oficialmente, o Rio 2016 cita a chegada de um grande contingente de atletas ao mesmo tempo ao explicar a dificuldade em atender às demandas. O órgão diz que os problemas que não são estruturais só podem ser checados 100% durante a ocupação e o uso, como em qualquer apartamento entregue ou hotel. Afirma também que um possível boicote seria de responsabilidade do consórcio Ilha Pura e das construtoras envolvidas, por isso, não poderia responder sobre o tema. Nesta quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes qualificou como erro a ausência de alguém do Comitê para acompanhar de perto o progresso na Vila para evitar o constrangimento público da organização com a recusa de delegações de ficar no local.

Dirigente influente no Rio 2016 disse informalmente à reportagem que o comitê “entrou para resolver o problema, não para buscar culpados”. Ele, contudo, usou o termo sabotagem para descrever uma parcela das falhas e citou funcionários da Odebrecht, ressaltando não ter como apontar com precisão os responsáveis – e não ser esse o objetivo neste momento. Outra pessoa consultada afirmou que alguns funcionários “brincaram” com a obra. Restos de materiais usados foram jogados em vasos e ralos, entupindo os canos e causando problemas na tubulação, até vazamentos. Até blocos de cimento foram encontrados na tubulação.

Baldes foram colocados para conter vazamento no que seria o escritório da delegação da Austrália na Vila Olímpica inaugurada neste domingo (Foto: GloboEsporte.com)
”Baldes foram colocados para conter vazamentos no prédio da Austrália (Foto: Globo Esporte)”

Mais uma questão envolvendo possivelmente funcionários, insatisfeitos ou não, foram os furtos. Sumiram todo tipo de objetos com tamanho para caber em uma bolsa. De tampas de vaso sanitário a espelhos dos banheiros, além de luminárias, lâmpadas, torneiras, chuveiros e painéis de alumínio presos no teto das acomodações. A situação foi relatada na última sexta-feira no blog Bastidores FC, que teve a informação confirmada por um dirigente do alto escalão do Rio 2016. 

Chefe de missão da Argentina, Diego Gusman conversou com o jornal “La Nación” e também usou o termo sabotagem para explicar a situação da Vila. Segundo ele, blocos de cimento estavam obstruindo vasos sanitários. Esse boicote incluiu também a limpeza do local. Funcionários que circulam pela Vila relataram que logo após a limpeza ser feita, os imóveis eram novamente sujos por pessoal insatisfeito, o que seria uma forma de protesto. 

Pelo menos uma medida oficial indica a preocupação com ações intencionais: depois que foi entregue para a Rio 2016, o local ficou sob vigilância da Força Nacional de segurança, e todas as pessoas que entravam e deixavam o local eram vistoriadas. Após os reparos de última hora, o Diretor Executivo de Operações do Rio 2016, Rodrigo Tostes, em coletiva na Vila, lembrou que a ação envolvia a entrada da segurança para “fechar as portas” logo após finalizada a limpeza, novamente deixando evidente essa preocupação.

Mas houve falhas do outro lado. O Rio 2016 recebeu os imóveis sem poder testar as ligações de água, luz e gás, que normalmente apresentam problemas nos primeiros ensaios feitos logo depois da conclusão de obras. Essas análises foram feitas em cima da hora e se somaram aos atos individuais para o desfecho divulgado para todo o planeta no último domingo.

Eduardo Paes e Kitty Chiller, canguru, Rio 2016 (Foto: Reuters)

”O prefeito Eduardo Paes e a chefe da delegação australiana Kitty Chiller selaram a paz nesta quinta, após trocas de farpas em polêmica após declaração do político, que ganhou um canguru de presente (Foto: Reuters)”

A Ilha Pura, que administrou o empreendimento e tocou os trabalhos, disse que a orientação é que o Rio 2016 responda qualquer questionamento: “A equipe de manutenção da Vila dos Atletas foi acionada para atender a falhas em alguns apartamentos e está realizando os ajustes necessários. O objetivo é manter todos os esforços para concluir estes ajustes de modo que as delegações possam desfrutar da melhor forma da estadia na Vila dos Atletas”. 

Na Vila, Tostes afirmou na noite de terça-feira que 25 dos 31 prédios já estavam prontos. Outros três foram disponibilizados nesta quarta-feira, e três que restam estarão à disposição até o fim desta quinta-feira.