Geral

Rivaldo vê MSN como “maravilha”, mas diz que Espanhol era mais difícil.

29/07/2016
Rivaldo vê MSN como “maravilha”, mas diz que Espanhol era mais difícil.
Rivaldo está ligado ao PES 2017, mas detalhes só serão revelados dia 4 de agosto (Foto: Ivan Raupp)

Rivaldo está ligado ao PES 2017, mas detalhes só serão revelados dia 4 de agosto (Foto: Ivan Raupp)

Rivaldo foi um dos convidados do evento realizado por Barcelona e Konami na última terça-feira – para o anúncio de parceria no game PES 2017 – e teve a oportunidade de voltar a visitar o Camp Nou. O ex-jogador brilhou com a camisa do clube catalão entre 1997 e 2002, sendo inclusive eleito pela Fifa o melhor do mundo em 1999. O eterno camisa 10 aceitou bater um papo rápido com o GloboEsporte.com, desde que não fossem feitas perguntas sobre seleção brasileira, pela qual ele também se destacou bastante e foi pentacampeão mundial em 2002.

O Barcelona de Rivaldo foi menos encantador e vencedor do que o atual, de Messi. Mas o ex-meia acredita que o Campeonato Espanhol era mais disputado e equilibrado no período em que jogava. Para ele, os adversários de Barça e Real Madrid eram mais fortes do que hoje.

– São épocas diferentes. Eu era feliz naquela época, e o Messi agora é feliz. O futebol mudou bastante, e a gente vê que o Barcelona e o Real Madrid estão sobrando. A gente tem que ser sincero, e tecnicamente o futebol mudou muito. Muitos jogadores de outras equipes são bem inferiores em relação àquela época.

Messi tem sido “o cara” do Barcelona nos últimos anos e atualmente conta com a luxuosa ajuda de Neymar e Suárez na linha de frente culé. Juntos, eles formam o badalado trio MSN, apontado pela maioria como o melhor ataque do mundo. De encher os olhos, inclusive os de Rivaldo.

– Está uma maravilha. Quem gosta de futebol e de ver gol é só ver o jogo do Barcelona. O Suárez está sempre marcando gol, no final do Campeonato Espanhol meteu muitos gols e saiu como artilheiro. Ele, Messi e Neymar são grandes jogadores. Quem desfruta são os torcedores que vêm ao estádio e assistem pela televisão. Isso é bom para o futebol.

O ex-meia, hoje com 44 anos, relembrou seu tempo de craque do Barça com carinho e sensação de dever cumprido, e comparou seu papel no time naquela época ao de Messi hoje.

– Eu tinha uma pressão um pouco parecida (com a do Messi), porque eu tinha que decidir as coisas para o Barcelona. A pressão era muito em cima do Rivaldo, por ser brasileiro, por ter sido melhor do mundo, pela saída do Ronaldo para o Inter de Milão (em 1997). Então, eu tive uma pressão muito grande aqui. Mas graças a Deus dei conta do recado. Foram cinco temporadas em que a torcida desfrutou do meu futebol, então por isso hoje sou ídolo do Barcelona.

Rivaldo muitas vezes não tem o reconhecimento que merece pelo que jogou, talvez por nunca ter sido tão midiático como outros astros, como Ronaldo, Romário e Ronaldinho. Mas, em relação ao Barça, ele se mostrou muito satisfeito nesse quesito.

– Eu me sinto privilegiado de ter podido jogar no Barcelona. Hoje escuto muitas pessoas dizerem que torcem para o Barcelona por terem visto o Rivaldo jogar. Então, sou muito grato de ter jogado cinco anos aqui. Foi aqui que fiquei conhecido mundialmente. Sou muito grato ao Barcelona e fico muito feliz por ter jogado aqui – finalizou.