Geral

Poeta José Inácio Vieira lança novo livro “Sete” no Museu da Imagem e do Som

28/07/2016
Poeta José Inácio Vieira lança novo livro “Sete” no Museu da Imagem e do Som
osé Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural. (Foto: Ricardo Prado / Ilustração)

osé Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural. (Foto: Ricardo Prado / Ilustração)

O poeta José Inácio Vieira, alagoano de alma e baiano de vivência, lança seu livro “Sete” pela editora 7letras, no dia 05 de agosto, no Museu da Imagem e do Som (Misa), equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura, às 19h.

Durante o lançamento, além do recital “JIVM pintando o SETE”, que será declamado pelo próprio escritor, os atores Chico de Assis e Paulo Poeta farão uma apresentação do poeta e da sua obra.

Com o livro “Sete” José Inácio foi o vencedor, na categoria melhor autor, do Prêmio QUEM 2015. O título indica ser a sétima obra do autor, na qual está dividida em sete capítulos, onde cada um está dividido em sete partes e, cada parte, em sete estrofes.

O livro conta com apresentação do ficcionista e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito e dos poetas Salgado Maranhão e Thiago de Mello. A fotografia é do mineiro Ricardo Prado e as capas e ilustrações são da artista plástica pernambucana Hallina Beltrão.

O AUTOR

Inácio Vieira (Foto: Ricardo Prado)

José Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano de Olho d’Água do Pai Mané, povoado do município de Dois Riachos, Alagoas Filho de Aloísio Vieira de Melo e de Inácia Rodrigues de Santana. Passou a infância e a adolescência entre as cidades de Palmeira dos Índios, Arapiraca e Maceió. Em 1988, mudou-se para o município de Maracás, Bahia, onde morou por 10 anos, em uma fazenda – Cerca de Pedra.

A partir de 1998, passou a residir em Salvador, onde fez graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2006 transfere-se para Jequié, a Cidade Sol, e para a fazenda Pedra Só, no município de Iramaia. É co-editor da revista de arte, crítica e literatura Iararana e colunista da revista Cronópios. Em 2005, coordenou, ao lado de Aleilton Fonseca e Carlos Ribeiro, o Porto da Poesia na VII Bienal do Livro da Bahia.

Coordena o projeto Poesia na Boca da Noite, em Salvador. Publicou os livros Códigos do Silêncio (2000), Decifração de Abismos (2002), A Terceira Romaria (2005) – Prêmio Capital Nacional de Literatura, do jornal O Capital, de Aracaju, Sergipe – e A infância do Centauro (2007). Publicou também o livrete Luzeiro (2003) e organizou Concerto lírico a quinze vozes – Uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004).

Participou das antologias Pórtico Antologia Poética I (2003) e Sete Cantares de Amigos (2003).  Escreveu, ainda,  Roseiral (2010), Pedra Só (2012) e as antologia 50 poemas escolhidos pelo autor (2011) e O galope de Ulisses (2014), esta última organizada pelo poeta e ensaísta Igor Fagundes, que defendeu tese de doutorado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual a obra de JIVM comparece como parte de uma dramaturgia mítico-filosófica.

Seus poemas têm sido publicados em vários jornais e sites do Brasil e do exterior e em revistas como Continente Multicultural (PE), Poesia Sempre (RJ), Acauã (PB/CE), Polichinello (PA), Iararana (BA), Literatura (CE) e Autre Sud (França). Sua poesia tem sido destacada por nomes importantes da literatura brasileira contemporânea, como Adelto Gonçalves, Foed Castro Chamma, Gerardo Mello Mourão, Hélio Pólvora, Hildeberto Barbosa Filho, Lêdo Ivo, Marco Lucchesi, Nelly Novaes Coelho, Olga Savary, Ruy Espinheira Filho, Sânzio de Azevedo e Moacyr Scliar, que afirma: “Teu caminho é grandioso, José Inácio. Tens um indiscutível, notável talento poético, um talento que faz de ti uma das grandes vozes da nova poesia brasileira”. Tem poemas traduzidos para o espanhol, para o francês e para o inglês.

Organizou Concerto lírico a quinze vozes: Uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004) e Sangue Novo: 21 poetas baianos do século XXI (2011). Participa de várias antologias no Brasil e no exterior, dentre elas Roteiro da poesia brasileira: Anos 2000 (São Paulo, 2009), Impressioni d’Italia: Piccola antologia di poesia in portoghese con traduzione a fronte (Napoli, 2011), En la otra orilla del silencio: Antologia de poetas brasileños contemporáneos (Cidade do México, 2012), Traversée d’océans: Voix poétiques de Bretagne et de Bahia (Paris, 2012).

Coordenador e curador de vários eventos literários, como a Praça de Poesia e Cordel, na 9ª, 10ª e 11ª Bienal do Livro da Bahia (2009, 2011, 2013), em Salvador, e o Cabaré Literário, na I Feira Literária Ler Amado, em Ilhéus (2012). Tem poemas traduzidos para o alemão, espanhol, finlandês, francês, inglês e italiano. Foi coeditor da revista de arte, crítica e literatura Iararana, de 2004 a 2008.