Geral

Pneumonia: a importância da vacinação para idosos

05/07/2016
Pneumonia: a importância da vacinação para idosos
A pneumonia é a segunda causa de mortes no Hospital Geral do Estado (HGE), e segundo o Datasus. (Foto: Carla Cleto)

A pneumonia é a segunda causa de mortes no Hospital Geral do Estado (HGE), e segundo o Datasus. (Foto: Carla Cleto)

 

A pneumonia é a segunda causa de mortes no Hospital Geral do Estado (HGE), e segundo o Datasus, só nos primeiros quatro meses deste ano foi responsável por 1.319 internações nas unidades hospitalares públicas de Alagoas e por 6.499 internações em 2015.

A doença é causada por uma infecção nos pulmões atingindo os alvéolos pulmonares. A pneumonia é uma doença bastante comum e apresenta o seu quadro mais grave entre as pessoas da terceira idade. Por esse motivo que a vacina, pneumo-23, foi introduzida no calendário de vacinação pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), na segunda metade da década de 90.

A pneumo-23 está disponível através do Sistema Único de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, para os idosos acima de 65 anos de idade. A assessora do PNI em Alagoas, Claudeane Nascimento, lembra que “a vacina não possui imunização permanente e é necessário que a cada 5 anos o idoso deve tomar o reforço da dose”.

Claudeane ainda salienta que “as equipes do PNI fazem um trabalho voltado para os idosos que se encontram acamados para que estes pacientes também recebam as doses e reforços da vacina contra a pneumonia”.

A vacina também pode ser tomada por crianças a partir de 2 anos e deve ser solicitada a um médico, que irá realizar o encaminhamento para o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), que em Alagoas fica localizado no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto.