Política

Palmeira dos Índios terá menos candidatos a vereador nesta eleição

13/07/2016
Palmeira dos Índios terá menos candidatos a vereador nesta eleição
Cai interesse pela disputa da Câmara de Vereadores

Cai interesse pela disputa da Câmara de Vereadores

Uma disputa que envolve famílias, vizinhos e amigos. Até primos e irmãos também se digladiam entre si: uma cadeira na Câmara de Vereadores é a disputa mais renhida de todas as que se apresentam no sistema político-eleitoral brasileiro.

Em Palmeira dos Índios em eleição recente já disputaram entre si mais de 250 candidatos quando o número de vagas era menor. Na eleição passada o número de candidatos chegou a 160. Nessa eleição a estimativa é de que 110 candidatos disputem as 15 vagas de vereador, uma guerra de 7,6 candidatos por vaga.

O salário é bom! O trabalho, leve. São R$12 mil (entre subsídio e verba de gabinete) para apenas 8 horas trabalhadas por mês, já que as sessões são realizadas semanalmente, às quartas-feiras, de 9 às 11 horas.

Mas para chegar lá, entre os 15 ungidos pelo povo é preciso trilhar um árduo caminho que não é apenas o de convencimento do eleitor e da conquista do voto. É preciso antes de mais nada estar filiado a um partido político que dê condições ao candidato de disputar a eleição e ainda de ser eleito.

Para o candidato não basta ter também uma grande votação. É preciso que seu partido ou coligação tenha componentes suficientes para que atinja o coeficiente eleitoral que em Palmeira dos Índios este ano deve chegar ao patamar de 2500 votos. Se o partido ou coligação não conseguir atingir esse numero de sufrágios estará dando adeus ao sonho de conquistar uma vaga na edilidade palmeirense.

E aí é que mora o perigo! No município xucurus existe partidos que formaram verdadeiros “chapões eleitorais” com gente suficiente e estofo para eleger até 6 candidatos, como é o caso da coligação encabeçada pelo PMDB que arregimenta em sua lista nomes consagrados e vereadores de mandato.

Sabe-se, porém, que três desses nomes da coligação peemedebistas ficarão a ver navios na suplência.

Contrariando a teoria peemedebista e com um ajuntamento maior, embora com nomes desconhecidos o PRTB lança a tese de que pode eleger dois ou três candidatos neste pleito a depender da dedicação de seus integrantes que estão com a “faca nos dentes” porque cativam a ideia de que qualquer um dos seus 42 candidatos poderão se eleger. Trinta e nove sobrarão após 2 de outubro.

Afora esses dois partidos todas as outras agremiações precisam fazer coligações para conquistar cadeiras na câmara palmeirense, conta um especialista local.

“Alguns partidos sozinhos podem até fazer um vereador se algum de seus candidatos estourarem pra valer as urnas, mas é bastante difícil”, explica.

E continua: “Na real, da forma como estão formados os partidos em Palmeira dos Índios e suas possíveis alianças a grande maioria precisa de coligação se quiser eleger um vereador, contudo a primazia dessa eleição é o pleito de prefeito. Antes, os candidatos a vereador batiam o pé e exigiam a coligação que lhes beneficiassem, sacrificando até os candidatos a prefeito. Hoje, não! As coligações vêm de cima pra baixo, o que dificulta o caminho de quem busca ser vereador”, conclui.

Possíveis coligações

Pelo andar da carruagem e segundo especialistas devem se coligar em prol da candidata Verônica Medeiros, o bloco PMDB/PDT/PTB/PTdoB podendo eleger até 6 candidatos.

Encabeçado pelo candidato majoritário Julio Cezar, o possível bloco partidário composto entre PP/PSB/PSC/PSDC/PPS/PTN/ REDE/PHS poderá eleger até 4 nomes.

Com Rodrigo Gaia à frente outro bloco político que tende a se coligar em busca de mandatos parlamentares é o grupo do PR/PMN/PSL/DEM/PSD/PSDB. Para os analistas este bloco deve eleger apenas um vereador.

PRTB/PTC/PRP de Flávio Targino terá que cortar 12 dos 42 candidatos na convenção e os trinta restantes (limite de candidatos por coligação) deverão eleger dois ou três vereadores.

PT e PEN com Sheila Duarte devem unir forças e poderá eleger a muito custo apenas um vereador.

Soltos ainda sem coligação estão o Solidariedade, o PCdoB, o PROS, PV, PPL, PSOL, PCB, PRB, PCR, PCO, NOVO e o PMB, finalizando os 35 partidos existentes no país.

Convenções começam no próximo dia 20

O período de convenções segundo o calendário eleitoral do TSE inicia-se no dia 20 de julho. Em que pese faltar apenas poucos dias para o início das convenções nenhum partido político até agora em Palmeira dos Índios já definiu a data de sua realização.

O que se comenta é que possíveis alianças já alinhavadas poderão ser desfeitas no final da “prorrogação do segundo tempo da partida”, o que pode gerar muita confusão. Por isso os mais cautelosos estão esperando o tempo passar e possivelmente só no início de agosto é que realizarão suas convenções.

Até lá, o que se pode fazer é tomar muito suco de maracujá e ter bastante paciência para acalmar os nervos dos pré-candidatos que estão na luta.

Veja a lista dos principais nomes que concorrerão em outubro

PP

Andre Maia
Flávio Emílio
Toninho Garrote

PSB

Tales Targino
Agenor Leôncio
Marcio Maia
Menezes da Rádio
Eduardo Sidraque
Iolando Barbosa

PSC
Fabiano Gomes

PSDC
Noé Neto

PHS
Madson Monteiro

PPS
Alexandre Sá

PTN
Cida Galdino

REDE
Floriano Juliano

PSL
Marcelo Pimentel
Pedrinho Alberto do Bode
José Rafael
Nivaldo Barbosa
Flávio
Alex Monteiro
Junior do Alto
Professor Carlinhos
Eliane Neves

PMN
Maxuel Feitosa
Val Enfermeiro
Profeta
Pedrinho Targino
Zezinho Pisante
Cabo Arlindo
Candida Carimbé
Neide do São Francisco
Tenório

PEN
Fabio Targino
Ernande da Saúde
Alfeu Paranhos
Pastor Israel
João da Real
Leonardo
Cícero Gato
Apolo Alagoano

PDT
Edinho do Leite
Fabiano Unidor Barros
Marcel Tenório
Géo Malta
Cristiano Ramos

PT
Carlão
Téo da Velha Ana
Leonardo da Facompi
Reliete Ramos
Cleonice
Jó Mototaxi
Dona Tonha
Peta da Shineray

PMDB
Pedrinho Gaia
Sergio Passarinho
Ana Adelaide
José Darciel
Roberto Cândido
Gilberto Vitório
Joelma Toledo
Cícero do Mercado

PSDB
Salomão Torres

PTB
Carreta Gaia

PSD
Geraldo Alencar

Solidariedade
Val Basílio

PROS
Ronaldo Raimundo Filho

PRTB/PRP/PTC
Abraão BMG
Marcos André
Eronildes da Ótica
Galego do Boi
Celso do Abatedor
João Costa
Dindô
Severino do Caldeirão
Fabio do Félix
Luiz da Oficina
Lenildo paz
Gildo Enfermeiro
Vanusa Barbosa
Bela Rocha
Edvânio Souza
Ailta Rodrigues
Angela Dória
Isabel Morais
Galego do Inhame
Zé Luiz do Anun
Luciano Rey
Pedro do Bode
Maximus Augusto
Osvaldo da Tapioca
Sidney Targino
Itamar Teixeira
Lopes Brasil
Professor César
Reginaldo Barbeiro
Nicácio Ferreira
Aldinha Gonzaga
Orleane Plácido
PTdoB
Pedro Alberto

PCdoB
Land Quintela
Selma Viturino
Sebastião do Sofá

PR
Petrônio do Bradesco
Adilson da Saúde
Michele do “Edval Gaia”
Fabio Brito

DEM
Petrônio Dantas
Terra Samba

PV (0)
PPL (0)
PSOL (0)
PCB (0)
PRB (0)
PCR (0)
PCO (0)
NOVO (0)
PMB (0)