Geral

Palestra aborda as consequências de infrações cometidas por jovens

28/07/2016
Palestra aborda as consequências de infrações cometidas por jovens
Defensor público Rildson Martins conversou com os adolescentes na manhã desta quarta-feira (27). Foto: PCJE

Defensor público Rildson Martins conversou com os adolescentes na manhã desta quarta-feira (27). Foto: PCJE

Cerca de 300 estudantes da Escola Estadual Teotônio Vilela, que fica no bairro do Farol, aprenderam sobre os problemas e as consequências de infrações cometidas por jovens, nesta ultimá quarta-feira (27). A ação fez parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), coordenado pelo juiz Hélio Pinheiro Pinto, da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

A palestra “Direitos e deveres do aluno – Atos Infracionários”, proferida pelo defensor público Rildson Martins, possibilitou que alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental entendessem um pouco mais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e alguns aspectos do sistema carcerário alagoano.

 “O objetivo é fazer com que eles entendam o que são os atos infracionários e quais as consequências que essas atitudes podem trazer”, explicou o defensor. Durante a ação, Rildson fez um alerta sobre o número de jovens apreendidos no Estado. A maioria deles cumpre medidas socioeducativas por crimes contra o patrimônio e envolvimento com drogas.

De acordo com as estatísticas mostradas pelo defensor, a porta de entrada no crime para as jovens acontece, na maioria das vezes, por incentivo dos seus companheiros e namorados. “Precisamos alertar esses alunos para que eles valorizem a oportunidade que estão tendo agora. Incentivá-los cada vez mais a estudar, para que eles sigam esse caminho e não caiam no crime”, comentou Rildson.