Geral

Pacotão de reforços do Flu: veja o que esperar dos seis novos contratados

20/07/2016
Pacotão de reforços do Flu: veja o que esperar dos seis novos contratados
Danilinho, Wellington, Aquino, Dourado, Rojas e Marquinho: os seis reforços do Flu (Foto: EDITORIA DE ARTE)

Danilinho, Wellington, Aquino, Dourado, Rojas e Marquinho: os seis reforços do Flu (Foto: EDITORIA DE ARTE)

A torcida tricolor cobrou e a diretoria atendeu. A janela de transferências internacionais do Brasil foi agitada nas Laranjeiras. Entre os dias 20 de junho e 19 de julho, seis contratações e outras várias tentativas movimentaram os bastidores do Fluminense. Três meias e três atacantes chegaram para dar mais opções ao técnico Levir Culpi noa sequência do Campeonato Brasileiro.

O pacotão será oficialmente apresentado na próxima quinta-feira, data do aniversário de 114 anos do clube. O evento será realizado às 11h30, no CT, agora em fase final de obras. Antes disso, o GloboEsporte.com levantou os números dos novos contratados e analisou o status de cada um deles no elenco. Confira! 

Vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2014 com 16 gols (reveja todos os gols no vídeo abaixo), Henrique Dourado vem de uma boa temporada na Europa. Defendendo o Vitória de Guimarães, marcou 12 gols no último Campeonato Português. Após a saída de Fred para o Atlético-MG, o Fluminense ficou se um homem-gol. Magno Alves e Richarlison já foram escalados como referência do ataque desde então. Dois opostos: o primeiro tem 40 anos e o segundo precisa justamente de mais experiência. Resta saber como Dourado vai lidar com a pressão de suceder o ex-capitão.

Idade: 26 anos
Posição: atacante
Camisa: 89
Contrato: quatro anos
Último jogo: 8 de maio
Análise GE: chega para ser titular. Dourado tem experiência e já foi vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2014

MARQUINHO

Herói do Fluminense na arrancada contra o rebaixamento em 2009 (reveja acima o gol decisivo contra o Coritiba), Marquinho volta com o status de principal contratação tricolor na janela de transferências. Aos 30 anos, terá a missão de comandar o meio-campo. Na Europa, vestiu as camisas de Roma, Verona e Udinese. Fez 84 jogos (sendo 45 como titular) e marcou nove gols. Na Árabia Saudita, por Al Ittihad e Al Ahli, acumulou 55 jogos – 48 como titular – e 15 gols.

Idade: 30 anos
Posição: apoiador
Camisa: 77
Contrato: três anos
Último jogo: 29 de maio
Análise GE: chega para ser titular. Retorna às Laranjeiras mais experiente e deve formar dupla com Gustavo Scarpa na criação.

DANILINHO

Depois de sete temporadas em três clubes do México, Danilinho está de volta ao Brasil e tem como trunfo o fato de já ter trabalhado – e se destacado – com Levir Culpi quando defendia o Atlético-MG. A última passagem do meia-atacante de 29 anos pelo Galo foi em 2012. Seus principais pontos fortes são a velocidade e habilidade, mas terá que enfrentar uma forte concorrência no setor que mais tem peças atualmente no elenco. Danilinho já teve alguns capítulos de indisciplina na carreira. Antes de acertar com o Flu, porém, convenceu a diretoria tricolor de que vive uma fase mais tranquila fora de campo. Em 2016, vestiu a camisa do Jaguares por empréstimo entre janeiro e maio: fez 15 jogos, todos como titular, e marcou um gol.

Idade: 29 anos
Posição: apoiador
Camisa: 15
Contrato: um ano
Último jogo: 7 de maio
Análise GE: disputa posição. Apareceu bem no Atlético-MG, mas passou vários anos fora do Brasil. Vai precisar provar nos treinos e nos jogos que merece jogar.

ALEXIS ROJAS

Nada mais do que uma aposta. Assim Rojas é tratado nas Laranjeiras. Não estava na lista de reforços, mas é avaliado no clube como promissor. Se destacou com a camisa do Sportivo Luqueño, mesmo clube que revelou Romerito. O ídolo tricolor, aliás, intermediou os primeiros contatos entre as diretorias. No Fluminense, Rojas vai passar por um trabalho especial para desenvolver a parte física. Franzino, vai ter de suar para ter chances em um elenco agora recheado de opções ofensivas. Tem 25 jogos e quatro gols como profissional.

Idade: 19 anos
Posição: meia-atacante
Camisa: 13
Contrato: empréstimo de um ano com opção de compra
Último jogo: 10 de julho
Análise GE: aposta. Revelação do último Campeonato Paraguaio, o jovem de 19 anos vem para o Brasil tentar mostrar seu valor. 

WELLINGTON

Vendido por R$ 10 milhões em 2010, Wellington volta para casa como uma incógnita. Vai conseguir enfim deslanchar na carreira? A eterna promessa de Xerém não disputou nem sequer um jogo oficial pelo Arsenal. Teve problemas de visto de trabalho até 2014. Antes disso, rodou por clubes menores da Espanha. Quando enfim parecia que seria utilizado, foi emprestado para outro clube inglês: o Bolton. Lances de habilidade não faltaram, mas nunca teve uma grande sequência. Seu maior número de jogos pelo mesmo clube é 38, no Murcia-ESP. No total, tem 15 gols na carreira, sendo um pelo Flu (reveja no vídeo acima).

Idade: 23 anos
Posição: meia-atacante
Camisa: 11
Contrato: quatro anos
Último jogo: 19 de março
Análise GE: incógnita. Grande promessa de Xerém, foi vendido cedo para o Arsenal e nunca jogou por lá. Rodou por diversos clubes menores e tenta, enfim, estourar.

CLAUDIO AQUINO

Aquino chega às Laranjeiras sob desconfiança. Aos 24 anos, decepcionou no Independiente. Em 33 jogos oficiais pelo clube entre 2015 e 2016, marcou apenas um gol e jogou 1419 minutos. Fez outros dois contra o River Plate em um torneio de verão no início do ano. Não conseguiu repetir em Avellaneda as boas atuações que lhe fizeram despontar no Godoy Cruz. Não é de marcar muitos gols, mas é tido como um jogador muito promissor. No Brasil, vai tentar reencontrar seu futebol e se afastar dos problemas extracampo – principalmente bebida e noitadas.

– É um bom jogador, o tradicional número 10. Tem habilidade e bom passe. Teve problemas de peso quando chegou ao Independiente. E problemas também por sair muito na noite. Já atropelou duas pessoas, por exemplo. Acredito que poderá jogar no Brasil. Mas eu também pensava isso do Matias Pisano, que deixou o Independiente e teve poucos minutos de jogo no Cruzeiro. Aquino só marcou um gol oficial, pela Copa da Argentina, contra o San Telmo da terceira divisão. Tem muito potencial, mas precisa demonstrar isso. E para isso tem de se cuidar mais no aspecto pessoal – analisou o jornalista Carlos Maidana, do site InfiernoRojo.com, especializado no Independiente.

Idade: 24 anos
Posição: apoiador
Camisa: 16
Contrato: empréstimo de um ano com opção de compra
Último jogo: 14 de maio
Análise GE: disputa posição. Divide opiniões na Argentina. É tratado por lá como um jogador talentoso e problemático.