Cidades

Maceió vai passar a contar com mais uma Base Descentralizada do Samu

07/07/2016
Maceió vai passar a contar com mais uma Base Descentralizada do Samu
A Base vai funcionar 24 horas por dia, com duas equipes de profissionais. (Foto: Carla Cleto)

A Base vai funcionar 24 horas por dia, com duas equipes de profissionais. (Foto: Carla Cleto)

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, inaugura amanhã (8), a partir das 9h, mais uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Maceió. Desta vez, o bairro beneficiado será o Trapiche, um dos mais populosos da capital alagoana e localizado na maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE).

Maceió já dispõe de mais duas Bases Descentralizadas, uma no bairro Serraria, que atende a população que mora na parte alta da cidade e uma no bairro de Guaxuma, que atende os moradores do litoral norte. A partir desta sexta-feira (8), a Base Descentralizada do Trapiche vai atender uma população superior a 25 mil habitantes.

A Base Descentralizada vai funcionar no Complexo Lourenço Vasconcelos, que está localizado na Avenida Assis Chateaubriand. O Complexo já está funcionando, mas a Base do Samu vai funcionar a partir desta sexta-feira (8), em parceria com a Prefeitura de Maceió.

A Base vai funcionar 24 horas por dia, com duas equipes de profissionais: uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista e uma Unidade de Suporte Básico (USB), com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorristas.

“Com mais esta Base Descentralizada em Maceió iremos reduzir o tempo resposta no atendimento de urgência na região, contribuindo para salvar vidas. Nossa intenção, conforme determinação do governador Renan Filho é descentralizar ainda mais os serviços e, com isso, melhorar o atendimento para a população”, salientou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

O Complexo – O Complexo Lourenço Vasconcelos, onde a Base do Samu irá funcionar, já oferece assistência da Atenção Básica voltada para o idoso, atividades de esporte e lazer para crianças e adolescentes, uma equipe da Guarda Municipal, enfermeiros, agentes de saúde, serviços de vacina e de farmácia.