Geral

Instituto lança campanha para incentivar visitas a museus

13/07/2016
Instituto lança campanha para incentivar visitas a museus

mu950145-exposicao_bc_1639Que tal aproveitar as férias escolares e visitar o museu mais próximo? Essa é uma das propostas da campanha #EuAmoMuseus, que começa hoje (11) pela internet. Lançada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com Sistema de Museus de São Paulo (Sisem/SP), a campanha tem por objetivo valorizar e fortalecer os mais de 3,6 mil museus espalhados por todas as cinco regiões do Brasil.

“Tem uma grande parcela da sociedade que nunca foi ao museu”, disse a chefe da Coordenação de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram, Ana Lourdes Costa. “Acho que ainda hoje há um equívoco de que museu é algo muito careta ou que guarda apenas relicários. Os museus no Brasil são muito diversificados. Eles têm desde os mais antigos até os que nascem a cada dia”.

A campanha, que segue até sexta-feira (15), pretende, por meio da hashtag #euamomuseus (ou #euS2museus), alcançar museus e pessoas, frequentadoras ou não desses locais. A proposta vai ao encontro de ações semelhantes e que já se consolidaram no cenário virtual mundial, como a #MuseumWeek, que acontece no Twitter e, durante uma semana, chama museus e público para debates sobre temas específicos dos museus.

“Desenvolvemos a campanha em parceria com os sistemas estaduais de museus de todo o país. Onde tem um sistema estadual há um representante. Eles são responsáveis por replicar a campanha. A intenção é chegar naqueles que já são público de museus e nos que ainda não são”, unformou Ana Lourdes.

A valorização e fortalecimento da imagem dos museus brasileiros tem se mostrado como um dos grandes desafios contemporâneos do campo, e passa a ser uma questão central para melhor comunicar as atividades e ações promovidas pelas instituições museológicas brasileiras.

A internet e as redes sociais são um importante meio de comunicação, pois, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros (54,9%) tinham acesso à internet em 2014.

Os cartazes e as imagens criados para a campanha estão disponíveis para download na página do Sisem/SP.