Geral

Ilha do Ferro recebe sinalização turística nas casas-ateliê

25/07/2016
Ilha do Ferro recebe sinalização turística nas casas-ateliê

Ilha do Ferro é um dos grandes celeiros da arte alagoana. (Foto: Itawi Albuquerque)

Ilha do Ferro é um dos grandes celeiros da arte alagoana. (Foto: Itawi Albuquerque)

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Helder Lima, esteve, neste sábado (23), na Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, para fazer a  entrega oficial das placas de sinalização do projeto Alagoas Feita à Mão nas casas dos artesãos ribeirinhos.

“A Ilha do Ferro é um dos grandes celeiros da arte alagoana. As placas que foram colocadas deram outra vida ao povoado – elas identificam, agregam valor e deixam o local marcado para  o turista que passa pela região”, afirmou o secretário Helder Lima.

Durante a visita, o Governador Renan Filho e a primeira-dama, Renata Calheiros, entregaram aos artesãos o catálogo do artesanato, desenvolvido pela Sedetur para divulgar o trabalho dos mestres artesãos de Alagoas para galerias de arte de todo país.

Com uma população de 450 habitantes, a Ilha do Ferro tem a maior concentração de artistas por metro quadrado do Estado. O Secretário visitou ainda a obra do museu que está sendo construído no povoado, um espaço criado para valorizar os artesãos da Ilha do Ferro.

Rejânia Rodrigues, presidente da Associação dos Artesãos da Ilha do Ferro e filha de Fernando Rodrigues, mestre artesão já falecido, que deu início ao legado da arte no povoado, se emocionou com a visita e as novas sinalizações.

“Eu gostei muito das placas. Elas dão uma visibilidade maior ao nosso trabalho. Para mim é um orgulho que a nossa arte passe a ser reconhecida cada vez mais pelo Estado”, disse.

Catálogo do Artesanato

O Catálogo do Artesanato Alagoano conta com informações sobre todas as tipologias artesanais de Alagoas, além de trazer a história de 15 mestres artesãos, pontuando a relação de seus trabalhos com a região em que foram criados.

Mestre Aberaldo, que faz esculturas em madeira, e Mestre Valmir, que confecciona cadeiras, bancos e mesas em madeira, são dois artesãos da Ilha do Ferro que têm suas histórias contadas no Catálogo.

Desenvolvido pela Sedetur, o Catálogo do Artesanato visa facilitar a ponte entre artesãos e lojistas, aproximando o público das peças e trazendo a história por trás de cada obra.

O catálogo poderá ser conferido nas três principais feiras de artesanato do país, que acontecem em Recife, São Paulo e Minas Gerais. O material também foi disponibilizado no site da Sedetur: www.sedetur.al.gov.br e será distribuído para galerias de arte de todo Brasil.