Cidades

Emater promove curso de produção de palma e qualidade do leite, em Batalha

20/07/2016
Emater promove curso de produção de palma e qualidade do leite, em Batalha
Agricultores participam das edições anteriores do curso, em Arapiraca e Delmiro Gouveia. (Foto: Neno Canuto)

Agricultores participaram das edições anteriores do curso, em Arapiraca e Delmiro Gouveia. (Foto: Neno Canuto)

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), promove, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), curso de produção de palma forrageira e qualidade do leite, no Polo Tecnológico Agroalimentar de Batalha, na região da bacia leiteira alagoana.

De acordo com Fabiana Fontes, zootecnista e coordenadora da cadeia produtiva do leite pela Emater-AL, a primeira etapa do curso, nesta quarta-feira, vai capacitar os agricultores na tecnologia de plantio intensivo de palma, com abordagem prática e teórica. “Eles terão oportunidade de observar os tipos de cones da palma, além da tecnologia de plantio intensivo, preparo de solo, controle de pragas e utilização da planta de palma para alimentação de ruminantes”, explica.

Ainda segundo Fabiana, na quinta-feira os participantes irão para segunda etapa do curso, que trata da ordenha higiênica manual do gado leiteiro e da qualidade do leite, onde também poderão observar, através de abordagem prática e teórica, questões como o passo a passo para a ordenha higiênica e parâmetros de qualidade do leite.

Na próxima sexta-feira, 22, criadores e produtores de Santana do Ipanema, no Médio Sertão, vão participar do curso, que acontece dentro da programação da Emater no Governo Presente. Arapiraca e Delmiro Gouveia, no Agreste e Alto Sertão, respectivamente, já receberam o curso de Ordenha Higiênica Manual no início do mês.

Na oportunidade, os participantes recebem ainda um exemplar da Cartilha de Boas Práticas na Ordenha Higiênica Manual, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Emater-AL e os próprios produtores. Em oficinas realizadas anteriormente, os agricultores de cada região, junto aos técnicos de Embrapa e Emater, deram sugestões de boas práticas para ordenha, que foram sistematizadas e culminaram na criação da cartilha.