Geral

Com segundo tempo fulminante, Atlético-PR derrota o Cruzeiro e entra no G-4

12/07/2016
Com segundo tempo fulminante, Atlético-PR derrota o Cruzeiro e entra no G-4
O Atlético Paranaense venceu o Cruzeiro na própria casa do adversário. (Foto: Assessoria)

O Atlético Paranaense venceu o Cruzeiro na própria casa do adversário. (Foto: Assessoria)

A explicação para vitória por 3 a 0 do Atlético-PR fora de casa sobre o Cruzeiro passa pela eficiência do ataque, com Pablo e André Lima, que aproveitaram as oportunidades criadas. Mas passa principalmente pelas mãos de Weverton que, sob o olhar atento de Tite, salvou o time com grandes defesas e evitou uma vitória cruzeirense antes do intervalo.

Passa também pela cabeça de Bruno Rodrigo, que errou feio no lance do primeiro gol do Furacão e deixou claro que o momento de instabilidade cruzeirense não acabou. Passa pelas mudanças de Paulo Autuori, que mudou a cara do jogo com as substituições que fez no segundo tempo, e pela falta de qualidade do banco da Raposa. Resultado injusto? Não seria uma palavra adequada. Exagerado talvez defina melhor, embora o placar possa ser visto também como o perfeito resumo de um momento em que quase tudo dá certo para o time rubro-negro e quase nada funciona para a equipe celeste.

TITE DE OLHO

Quem estava no Mineirão era o técnico da seleção, Tite, que acompanhou a partida toda. Em rápida entrevista, ele disse que veio observar jogadores e citou nominalmente o volante Otávio, do Atlético-PR, Fábio e Henrique, do Cruzeiro. Deve ter ficado interessado também em Weverton, que fez grandes defesas.

DESTAQUEPRIMEIRO TEMPO

No primeiro tempo, os mais de 30 mil torcedores que foram ao Mineirão acompanhar a estreia de Rafael Sobis podiam acreditar que o Cruzeiro estava afastando a má fase. Foram várias chances criadas contra o Atlético-PR, mas que esbarravam no goleiro Weverton, que sobre o olhar de Tite, técnico da Seleção brasileira, foi o principal responsável pelo placar da partida não ser alterado. Willian, herói no jogo contra o Palmeiras, perdeu pelo menos duas oportunidades claras de abrir o placar.

SEGUNDO TEMPO

As alterações de Paulo Autuori – entrada de Marcos Guilherme e André Lima nos lugares de Vinícius e Walter – mudaram o Atlético-PR, que fez jus ao apelido de Furacão. Pablo, após falha incrível de Bruno Rodrigo, abriu o placar com um belo toque na saída de Fábio. Três minutos depois, André Lima ampliou, e ele mesmo fechou a conta aos 34, decretando o placar final. O Cruzeiro seguiu criando chances e perdendo oportunidades, esbarrando na grande atuação de Weverton.

COMO FICA

Com o resultado, o Furacão entra no G-4 com os mesmos 23 pontos do Flamengo, mas com melhor saldo de gols: 2 a 0. O Cruzeiro se complica ainda mais, segue na 15ª colocação, mas com os mesmos 15 pontos que o Figueirense, que abre o Z-4.

DO BANCO PARA O GOL

André Lima estava no banco de reservas e entrou depois que Walter sentiu dores musculares. Coincidência ou não, a partida mudou de cara e o atacante do Furacão emendou dois gols que foram criados em velocidade de contra-ataque e uma defesa sonolenta do Cruzeiro no segundo tempo.Ele fechou o placar com o terceiro gol.

FECHOU O GOL

Weverton mostrou a segurança que os jogadores do Atlético-PR possuem nele e fechou o gol durante o primeiro tempo, quando o Cruzeiro dominou completamente a partida e martelou o goleiro. Quem mais sofreu foi Robinho, que no primeiro tempo soltou uma bomba fora da área com destino certo, mas o goleiro atleticano fez a defesa.

O PÚBLICO

A torcida compareceu em bom número com o público pagante de 32.042, com renda de R$ 876.757,00

PRÓXIMA PARTIDA

Depois de fechar a rodada nesta segunda-feira, o Atlético-PR volta a Curitiba e recebe o Vitória na Arena da Baixada, no domingo, às 16 horas. No mesmo dia e horário, o Cruzeiro vai a Edson Passos e pega o Fluminense.