Política

Acordo entre deputado Pessoa e governador pode ser fechado neste sábado

15/07/2016
Acordo entre deputado Pessoa e governador pode ser fechado neste sábado

A negociação entre o Governador Renan Filho e o deputado estadual Severino Pessoa (PSC) com vistas ao apoio do parlamentar a pré-candidatura do deputado Ricardo Nezinho e Yale Fernandes a prefeito e vice respectivamente de Arapiraca continua em evidência. Os entendimentos foram iniciados na tarde da última quarta-feira (13) com o vice-governador Luciano Barbosa que estava no cargo.

A primeira conversa não evoluiu e o deputado Severino Pessoa não ficou satisfeito no fechamento do acordo mesmo o parlamentar fazendo parte do grupo de apoio na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) e com o comando de alguns órgãos do Estado em Arapiraca a exemplo da Unidade de Emergência e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Após retomar o comando do Estado, o governador Renan Filho, tomou conhecimento de que a negociação com vistas ao apoio do parlamentar ao grupo situacionista não tinha sido finalizada, convocou Severino Pessoa para mais uma conversa em seu gabinete no Palácio República dos Palmares na tarde desta sexta-feira (14) 24 horas após a conversa com o vice-governador Luciano Barbosa.

Foram abertas novas negociações, a questão da indicação do pré-candidato a vice-prefeito não entrou na pauta, no entanto, Severino Pessoa deve permanecer na base de apoio ao governo, ser contemplado com uma secretaria de Estado e fechar questão em torno do seu apoio a chapa situacionista em Arapiraca formada por Ricardo Nezinho e Yale Fernandes em um novo encontro neste sábado (16).

Pesquisa mostra disputa acirrada

Uma pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que que deverá ser publicada neste sábado pelo CadaMinuto Press, mostra o cenário da disputa política pela prefeitura na cidade mais importante do interior do Estado de Arapiraca, caso as eleições fossem hoje. Pelo que se percebe, ao analisar os números, a disputa é acirrada apesar da vantagem do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), com 37%.

O segundo colocado é o também deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), com 32%. Em terceiro lugar, mas já distante dos dois primeiros, está o primeiro suplente de deputado federal, Rogério Teófilo (PSDB), que disputou o cargo em 2012, com 8% das intenções de voto.

Em Arapiraca nas eleições deste ano, haverá o enfrentamento de dois grupos políticos, de um lado o apoio do senador Benedito de Lira (PP) a Tarcizo Freire; do outro, Ricardo Nezinho postula o cargo com o apoio do governador Renan Filho (PMDB) e do senador Renan Calheiros (PMDB). O senador Fernando Collor (PSL) mesmo sendo aliado da prefeita Célia Rocha até o momento, se mantém ausente da eleição 2016 em Arapiraca.