Geral

SURFE: Gabriel Medina elimina Kelly Slater e enfrenta Wilko na final da etapa em Fiji

17/06/2016
SURFE: Gabriel Medina elimina Kelly Slater e enfrenta Wilko na final da etapa em Fiji
Gabriel Medina chega à final em Fiji (Foto: WSL / Ed Sloane)

Gabriel Medina chega à final em Fiji (Foto: WSL / Ed Sloane)

Em um duelo de titãs pelas semifinais da quinta de 11 etapas do Circuito Mundial de 2016, nas Ilhas Fiji, Gabriel Medina surfou de forma inteligente para desbancar o onze vezes campeão mundial Kelly Slater. O paulista de São Sebastião, de 22 anos, usou bem a sua prioridade e freou a reação do americano no fim para vencer por 14.67 a 12.03, sendo o primeiro classificado para a final nos tubos perfeitos de Cloudbreak. O americano de 44 anos lutou até o fim, mas não conseguiu reagir diante do inspirado surfista de Maresias, vencedor do evento em Fiji em 2014, ano em que conquistou o primeiro título mundial para o Brasil no surfe. Medina mede forças na final com o australiano Matt Wilkinson, líder do ranking mundial.

– A expectativa pelo titulo está muito boa, estou me sentindo muito bem aqui. O mar realmente está uma bomba e temos que ter muita inteligência para escolher as melhores ondas – disse Medina em uma entrevista à Liga Mundial de Surfe (WSL).

Ao se classificar para as quartas de final, Matt Wilkinson não tem mais a liderança ameaçada e irá vestir a lycra amarela de número um na sexta etapa desta temporada, em Jeffreys Bay, na África do Sul, de 6 a 17 de julho. O único que poderia assumir a ponta seria John John Florence, em terceiro lugar do ranking, porém, ele precisava de um tropeço de Wilko no round 4 em Fiji. O havaiano acabou sendo eliminado pelo aussie nas quartas e se despediu em quinto lugar.

+ Medina e Slater tiram 10 e avançam às quartas; Mineirinho na repescagem

+ Wiggolly traça estratégia pela 1ª vitória na elite

+ Medina se defende em polêmica de onda com Jordy: “Nós dois erramos”

+ Confira o ranking da temporada de 2016

Kelly Slater pegou a primeira onda e navegou por um pequeno um cilindro que lhe rendeu 6.50. Não demorou para Medina responder. O paulista de São Sebastião entrou muito bem em um tubo e emendou com manobras na parte crítica. Quando viu outro tubo se formar, não pensou duas vezes e se entocou, mas ficou profundo demais e não encontrou saída, levando apenas 4.67. Medina precisa de 3.41 para voltar à liderança. Desta vez, surfou de forma impecável mais uma onda pesada e tubular, ganhando nota 8.40 para retomar a ponta: 13.07 a 8.23.

O onze vezes campeão emplacou uma esquerda, mas a onda era muito forte, sem tubo. Kelly sofreu uma vaca poderosa e quebrou a segunda prancha em Cloudbreak. Ele remou com velocidade para o canal para trocar equipamento. Testou a nova prancha com duas grandes manobras e ainda decolou em um aéreo de backside, mas aterrissou fora da onda: 5.53. O americano chegou a 12.03 pontos e passou a lutar ao menos por um 6.83 para virar. Medina também encaixou duas manobras e quase se desequilibrou no fim, mas se manteve firme e tirou 4.23, mantendo as duas melhores (4.46 + 8.40) se seguiu na frente, com 13.07.

Na sequência, Gabriel surfou um “tubo duplo” e finalizou com movimentos na crista da onda para levar 6.27 e ampliar: 14.67 a 12.03. A cinco minutos do fim, Slater esboçou uma reação. Medina adotou uma estratégia inteligente ao bloquear Kelly quando estava com a prioridade, no último minuto. O americano ameaçou entrar na onda, mas foi obrigado a sair para não ser punido com uma intefrerência. A lenda do surfe conteve os nervos, em uma disputa que exalava rivalidade até mesmo na remada lado a lado em busca de uma boa posição no line-up. Slater esperou por uma oportunidade, mas a onda tão aguardada só apareceu no estouro do cronômetro, e o americano não conseguiu alcançá-la. Melhor para Medina, que derrotou o americano pela nona vez na carreira. Ele perdeu apenas seis e segue liderando o retrospecto.

QUARTAS DE FINAL EM FIJI

1. Gabriel Medina (BRA) 10.86 x Adriano de Souza (BRA) 8.33

2. Kelly Slater (EUA) 18.70 x Wiggolly Dantas (BRA) 9.40

3. Mick Fanning (AUS) 13.40 x Adrian Buchan (AUS) 14.60

4. Matt Wilikinson (AUS) 14.63 x John John Florence (HAV) 10.93

SEMIFINAIS

1: Gabriel Medina (BRA) 14.67 x Kelly Slater (EUA) 12.03

2: Adrian Buchan (AUS) 12.00 x Matt Wilkinson (AUS) 13.33

FINAL

1: Gabriel Medina (BRA) x Matt Wilkinson (AUS)

Tags: