Cidades

Semarh entrega duas nascentes em Capela e beneficia 500 famílias

15/06/2016
Semarh entrega duas nascentes em Capela e beneficia 500 famílias
(Foto:  Assessoria)

(Foto: Assessoria)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entrega nesta quinta-feira (16), às 10h, mais duas nascentes recuperadas no município de Capela, com perspectiva de beneficiar 500 famílias, contribuindo assim para o avanço de uma nova Alagoas. A nascente está localizada no Sítio Amaro, região periférica da cidade.

Foram quase 90 dias de trabalho conduzido pela Semarh com participação da prefeitura e pessoas ligadas à comunidade. O executor do programa de Recuperação de Nascentes da secretária, o técnico Adolfo Barbosa, explica que além das ações de revitalização e proteção do corpo hídrico, houve incentivo à educação ambiental junto à população.

O trabalho consistente resultou, segundo Adolfo Barbosa, em uma vazão de 350 litros por hora e apta ao consumo doméstico e humano. Antes das investidas da Semarh, a situação da nascente no município beirava à precariedade.

“A população tinha uma nascente em que a água não servia para consumo humano. Quem consumisse, corria o risco de contaminação. Algo péssimo à saúde. Com o desenvolvimento do trabalho de recuperação, a nascente disponibiliza água própria ao consumo. Por estar localizada em uma região periférica e com grande concentração de pessoas, a nascente vai beneficiar mais de 500 famílias”, detalhou o técnico Adolfo Barbosa.

Para facilitar o acesso da população ao líquido, a Semarh em parceria com a prefeitura criou um canal para levar água até um chafariz. Além das duas nascentes revitalizadas e entregues nesta quinta-feira, Capela já tem registro da atuação da Semarh, a exemplo das nascentes da Rua do Alto e Santa Efigênia.

Adolfo cita ainda que os processos para recuperação são os mesmos, a exemplo do isolamento e revitalização da área, além de realizar o plantio de mudas naturais da região a fim de proteger o corpo d´água de animais, que, consequentemente, podem contaminar a água.

Superada esta etapa, uma tubulação própria para a passagem de água foi instalada de maneira segura e higienizada. A água da nascente será armazenada em caixas d´água de polietileno em substituição aos reservatórios de amianto, que estão proibidos por lei.