Geral

Projetos sociais a grupos vulneráveis é tema de seminário da SSP

18/06/2016
Projetos sociais a grupos vulneráveis é tema de seminário da SSP
4º Seminário Alagoano de Atuação Policial Frente à Proteção e Promoção dos Direitos dos Grupos Vulneráveis contou com presença ativa da Semudh  (Ascom)

4º Seminário Alagoano de Atuação Policial Frente à Proteção e Promoção dos Direitos dos Grupos Vulneráveis contou com presença ativa da Semudh
(Ascom)

Durante toda esta semana, a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos participou ativamente do 4º Seminário Alagoano de Atuação Policial Frente à Proteção e Promoção dos Direitos dos Grupos Vulneráveis, realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e direcionado a profissionais da segurança.

O seminário teve como objetivo compreender os preceitos legais relativos aos grupos considerados vulneráveis, como mulheres, negros, crianças, adolescentes, comunidade LGBT, pessoas com deficiência, idosos e população de rua. Além disso, as palestras foram voltadas ao preparo desses profissionais nas abordagens e em todos os procedimentos de aproximação com esses grupos.

A superintendente de Políticas para os Direitos Humanos e Igualdade Racial, Rita Mendonça, encerrou a participação da Semudh no seminário, apresentando os projetos e as políticas públicas da Secretaria direcionados aos grupos abordados.

Entre esses projetos e políticas públicas estão o Disque 100, 151 e 180; a CEAM (Central de Atendimento à Mulher); a CIL (Central de Interpretação de Libras); o CRDH (Centro de Referência em Direitos Humanos); o banco de demandas da PCD (órteses e próteses); unidades móveis (Mulher e Procon) e “ATenda” (projeto que tem como objetivo conscientizar a população sobre direitos e deveres) e os conselhos de direitos (conferências, audiências e consultas públicas).

A semana foi marcada por debates que explanaram acerca da violência vivenciada por esses grupos vulneráveis e foram ministradas por profissionais especializados, palestras onde foram discutidos temas destinados às pessoas com deficiência, violência contra a mulher e promoção e proteção aos Direitos Humanos.

Consciente da importância de eventos como esse, a secretária Rosinha Cavalcante está articulando com o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, para que essa capacitação seja algo permanente para os policiais militares.