Geral

Programa “Nós” aborda o consumismo

17/06/2016
Programa “Nós” aborda o consumismo
Temática relacionada ao consumismo é o assunto no Programa ‘Nós’ comandado por Tati Campos (Foto: Divulgação)

Temática relacionada ao consumismo é o assunto no Programa ‘Nós’ comandado por Tati Campos (Foto: Divulgação)

O que é consumo? E consumismo? Consumismo é doença? Quais são as origens dessa tendência consumista? Estas e outras indagações serão discutidas no programa “Nós” deste sábado (18), às 11h30, pela Difusora AM. Tati Campos conversa sobre o assunto com o psicólogo Warllington Matos e Emerson Consel, que é gerente de uma loja de produtos eletroeletrônicos, especializado em venda de tecnologia mobile.

Não é à toa que o universo contemporâneo no qual habitamos é conhecido como “sociedade de consumo”. Depois da Revolução Industrial, que possibilitou o aumento da escala de produção e incrementou o volume de mercadorias em circulação, o mundo se modificou profundamente. Com a industrialização veio o desenvolvimento econômico nos moldes do liberalismo e o consumismo alienado.

Neste contexto, o consumista atua muitas vezes movido por distúrbios emocionais e psicológicos, ou por motivações socioeconômicas, como uma espécie de compensação pela frieza do convívio social, pela carência financeira, por uma autoestima deteriorada e por tantas outras razões. O resultado dessa atitude impulsiva é geralmente o endividamento crescente.

O que leva alguém a comprar de forma compulsiva ou mesmo a necessidade que alguns têm em querer ter equipamentos de última geração, mesmo quando o seu atual ainda está em perfeito estado? Os convidados desta semana Warllington Matos e Emerson Consel discutirão, cada um em sua área, como as pessoas são atraídas para comprar um equipamento e também de que modo podemos fazer uma compra consciente.

Sobre o programa

O programa “Nós” é comandado pela radialista Tati Campos. Indo ao ar todos os sábados, discute questões relacionadas à cultura, legislação, comportamento, ou algo que esteja em evidência. A atração conta com a participação de especialistas, em estúdio, e também depoimentos de internautas. A produção do programa tem usado as Redes Sociais para fazer perguntas, por meio do WhatsApp. As respostas em áudio são exibidas durante o programa.