Cidades

Prefeitura de Arapiraca apresenta relatório final do Plano Municipal de Saneamento

14/06/2016
Prefeitura de Arapiraca apresenta relatório final do Plano Municipal de Saneamento
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

O relatório final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) foi apresentado, nesta terça-feira (14), durante audiência pública no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), ao lado do Centro Administrativo de Arapiraca.

O evento contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Ivens Leão; do representante da empresa Mais Ambiental, Paulo Freire; deputado estadual Ricardo Nezinho; vereadora Gilvânia Barros, representando a Câmara Municipal; ex-vereador e ex-secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, além do presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), Brás Antônio de Farias, e de representantes da empresa Cab Águas do Agreste, Conselho Regional de Engenharia (CREA/AL) e do Sebrae/AL, e da sociedade civil organizada.

Na abertura dos trabalhos, o secretário de Meio Ambiente, Ivens Leão, lembrou que, há um ano e maio a Prefeitura e a empresa Mais Ambiental vêm promovendo visitas às comunidades, oficinas e audiências públicas para que a população pudesse fazer sua contribuição de ideias e ações para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Arapiraca.

Ele adiantou que a gestão da prefeita Célia Rocha e do vice-prefeito Yale Fernandes está dando total apoio desde o início dos trabalhos, que contam com recursos do Ministério das Cidades.

“Foram criadas equipes para execução e coordenação para auxiliar os trabalhos de levantamento de dados, diagnóstico e proposições e metas para o plano”, acrescentou Ivens Leão.

O secretário revelou que as obras do esgotamento sanitário estão em fase bastante avançada e, até o fim deste ano, deverá atender mais de 60% do município.

“Também está sendo construída uma central de tratamento de resíduos em parceria com a iniciativa privada, reforçando a implementação do plano e que resultará em grandes avanços no setor de saneamento básico”, salientou Ivens Leão.

Qualidade de vida

Em sua fala, o deputado estadual Ricardo Nezinho citou a Lei nº 11.445/2007, que institui a Política Nacional de Saneamento Básico.

plano3

“É gratificante ver que Arapiraca está avançando na área de saneamento básico, uma vez que as discussões no Congresso Nacional estão sendo feitas há quase vinte anos”, frisou o deputado, elogiando a administração da prefeita Célia Rocha e a parceria com a empresa Mais Ambiental e toda a sociedade.

“Esse plano é um instrumento estratégico de gestão de políticas públicas para promover ainda mais a saúde e a qualidade de vidas dos arapiraquenses”, declarou Ricardo Nezinho.

plano2

O representante da empresa Mais Ambiental, Paulo Freire, fez questão de ressaltar o trabalho conjunto e o empenho de toda equipe.

Durante a apresentação do relatório, ele disse que o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Arapiraca foi trabalhado em consonância com o Plano Diretor Municipal.

Paulo Freire explicou que uma das metas é ampliar de 60 para 94% os serviços de esgotamento sanitário pelos próximos anos.

“Existem outras metas que incluem a substituição do antigo sistema da rede de abastecimento, redução de perdas, programas de educação ambiental, aumento da coleta seletiva, reciclagem, drenagem e manejo de águas pluviais e tratamento de resíduos, entre outras proposições”, citou.

plano4

Após a reunião, o texto será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal de Arapiraca, em conformidade com a Lei nº 11.445/2007, que institui a Política Nacional de Saneamento Básico.