Geral

PF de Alagoas diz que esquema fraudulento desviou 12 milhões da merenda escolar

28/06/2016
PF de Alagoas diz que esquema fraudulento desviou 12 milhões da merenda escolar
Agentes da Polícia Federal, em Maceió, cumpriram mandados de buscas em um restaurantes, no bairro do Farol. (Foto: Reprodução)

Agentes da Polícia Federal, em Maceió, cumpriram mandados de buscas em um restaurantes, no bairro do Farol. (Fotos: Reprodução/Tribuna do Sertão)

A Delegacia de Combate à Corrupção, da Polícia Federal (PF), em Alagoas, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Controladoria Geral da União em Alagoas (CGU) cumprem 20 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de condução coercitiva nos municípios de Maceió, Traipu, Girau do Ponciano, Tanque D’Arca e Ibateguara. Ao todo, 107 policiais e 15 servidores das CGU.

A operação, denominada de “Brotherhood”, coordenada pelo delegado André Santos Costa, acontece desde as primeira horas da manhã de hoje (28) e visa combater fraudes relacionadas à merenda escolar nos seis municípios. As investigações ocorrem desde o ano passado e revelaram que um grupo de empresas fraudou três processos de licitação da prefeitura de Traipu, dando origem a uma organização criminosa, que também atuou em outros quatro municípios.

De acordo com o delegado, são entre 15 a 20 as empresas suspeitas de fraudar processos de licitações de compra de merenda escolar. A princípio, a fraude estaria em R$ 12 milhões, dos nove processos só quatro processos foram analisados até o momento, o que pode aumentar, ainda mais, os desvios feitos aos cofres públicos do estado.

Um secretário de Finanças do interior do estado e quatro servidores foram conduzidos  para prestar esclarecimentos à polícia. Um restaurante, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, também foi alvo das investigações. Todas as empresas as empresas envolvidas são de Maceió.

Restaurante, em Maceió, é alvo de investigações da Polícia Federal.

Restaurante, em Maceió, é alvo de investigações da Polícia Federal.

Segundo a PF, ninguém foi preso, mas vários envolvidos foram levados, coercitivamente, para depor nas delegacias. Maiores detalhes vão ser fornecidos no final da operação, em entrevista coletiva.

A prefeitura de Traipu emitiu nota à imprensa, onde esclarece que “todos os documentos referentes a aquisição de merenda escolar, incluindo procedimentos licitatórios, foram entregues espontaneamente à Controladoria Geral da União em outubro do ano passado.

A Prefeitura mantém o compromisso de transparência na gestão municipal e colaboração com os órgãos de controle e fiscalização das contas públicas, estando sempre à disposição para prestar esclarecimentos.

Em tempo, a Prefeitura de Traipu ressalta que somente nesta administração os estudantes do município tiveram acesso a merenda gratuita, de qualidade, com controle nutricional e todos os dias”.