Geral

Parceria entre Seduc e Sebrae garante formação em empreendedorismo

14/06/2016
Parceria entre Seduc e Sebrae garante formação em empreendedorismo
Parceria busca estimular o empreendedorismo em alunos da rede pública estadual de ensino (Foto: José Demétrio)

Parceria busca estimular o empreendedorismo em alunos da rede pública estadual de ensino (Foto: José Demétrio)

Para estimular visão, características e comportamentos empreendedores em professores e alunos das escolas de ensino integral da rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para formação em educação e empreendedorismo.

O anúncio foi feito pela secretaria executiva da Seduc, Laura Souza, e a analista da unidade de capacitação empresarial do Sebrae, Isabel Barcellos, nesta terça-feira (14), durante encontro com técnicos pedagógicos das Gerências Regionais de Educação (Geres) e representantes das unidades de ensino integral. E o início dos cursos acontecerá a partir do segundo semestre.

 

“Alagoas precisa dar mais este salto na educação e abrir espaço para novas parcerias e oportunidades. E este é um programa estruturado, com resultados concretos. Vamos viabilizar a participação de nossos professores. Nossos alunos do ensino integral têm perfil diferenciado e vamos investir nisto. É um investimento para a vida profissional e pessoal”, destaca a secretária Laura Souza.

Despertar

 

A solução educacional Despertar é aplicada em todo o país e tem como objetivo estimular nos jovens características empreendedoras, com avaliação do perfil, de oportunidades e ideias de negócios, criação de produtos, desenvolvimento de planos de negócios, dentre outras abordagens.

Os professores terão 32 horas de formação na aplicação do programa e 8 horas em fundamentação metodológica. E os estudantes participarão de 22 encontros de 2 horas cada, e de 16 horas de atividades de campo, além da realização de uma feira para apresentação dos resultados.

“Precisamos amplificar a visão dos professores para multiplicar as ideias de empreendedorismo para esta nova geração. O meu foi despertado quando era estudante do ensino médio, aqui no Cepa, durante as abordagens de técnicas comerciais e técnicas industriais do professor Galdino. Tomei vários caminhos até chegar onde estou hoje. É isto que vamos passar para os alunos, aprender fazendo”, declarou o consultor do Sebrae e empresário, Clodoaldo Nascimento.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Joaquim Diégues, em Viçosa, Adriana Lira, a formação “caiu como uma luva”. “Nós estávamos justamente na discussão com os professores para desenvolver nossos projetos integradores, uma das propostas do ensino integral. Com a preocupação da interdisciplinaridade, levei material sobre empreendedorismo como a atividade do futuro, justamente voltada para alunos do ensino médio, e aí os professores sinalizaram várias ideias, mas estávamos receosos de não dar certo. Agora temos o Sebrae no suporte, os professores com vontade de fazer e os alunos ansiosos para aprender”, comemorou Adriana Lira.