domingo, 15 de setembro de 2019

Notícias

In:

Palmeira dos Índios: Morre o ex-prefeito Gileno Sampaio

Por Redação
Gileno Sampaio faleceu aos 82 anos (Foto: Arquivo Tribuna do Sertão)

Gileno Sampaio faleceu aos 82 anos (Foto: Arquivo Tribuna do Sertão)

 

 

Faleceu no início da madrugada, às 00:30h, desta quinta-feira (2), aos 82 anos, em Palmeira dos Índios o ex-prefeito do município Gileno Costa Sampaio.

O empresário estava internado desde o dia 17 de maio e passou 10 dias na UTI do Hospital Santa Rita acometido por uma erisipela nos membros inferiores (sepse generalizada), o que causou complicações levando a falência múltipla dos órgãos.

Juca e Gileno

Juca e Gileno

Era filho do cacique político Juca Sampaio e de Heloísa Costa Sampaio,  de família tradicional que influiu na política de Palmeira dos Índios durante mais de 80 anos, desde os idos dos anos 20 quando seu pai antecedeu e sucedeu Graciliano Ramos na prefeitura local.

Fundador das emissoras de Rádio Sampaio AM (1964) e FM (1990), Gileno também foi político juntamente com seus irmãos Geraldo Sampaio e Zé Sampaio que conquistaram mandatos na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. O pai Juca e o irmão Geraldo foram ainda vice-governador do Estado.

Gileno, era o mais novo deles. Foi vice-prefeito do município palmeirense de 1974 a 1978 e depois prefeito de 1989 a 1992. Tentou outras vezes chegar a chefia do município, mas não obteve êxito.

Seu filho Gileninho também seguiu a carreira política sendo vereador duas vezes (2005 a 2012).

O falecimento do empresário deixou a população de Palmeira dos Índios em luto, especialmente as comunidades rurais onde Gileno era querido pelo legado de obras deixado quando exerceu seu mandato de prefeito.

Gileno também fundou a “Maloca do Índio”, bar e restaurante tradicional na cidade na década de 70. Irreverente, durante anos participava do carnaval, chegando a criar o famoso Bloco “Os Cangaceiros”.

O empresário Gileno Sampaio deixa além do filho Gileninho Sampaio (do segundo casamento), a esposa Armanda Duarte com quem viveu seus últimos dias.

O corpo está sendo velado em sua residência, numa chácara localizada no Bairro Juca Sampaio e o sepultamento está marcado para às 16h no Cemitério público São Gonçalo, onde se encontra o mausoléu da família Sampaio.

Compartilhe:
Tags: ,

Comente no Facebook

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com