Cidades

Ifal sedia evento sobre segurança pública em Marechal Deodoro

20/06/2016
Ifal sedia evento sobre segurança pública em Marechal Deodoro
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Estudantes e servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro participaram nessa segunda-feira (20) do I Seminário sobre Violência e Segurança Pública. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas (Sinpofal) e contou com palestras do procurador-geral de Justiça do estado, Sérgio Jucá, do promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, e dos policiais federais Flávio Moreno e Jorge Venerando.

Sérgio Jucá utilizou o evento para falar diretamente com os jovens e conscientizá-los sobre a relação entre educação e segurança. “A violência deve ser combatida a começar pela relação que temos um com o outro, seja em casa, seja na escola. Para falar sobre segurança, é fundamental envolver a juventude, que hoje é uma das mais afetadas pelos altos índices de criminalidade”, disse o procurador-geral de Justiça.
Já o promotor e ex-secretário de Defesa Social de Alagoas, Alfredo Gaspar, ressaltou a importância da integração entre os órgãos de segurança no combate à criminalidade e também defendeu uma participação maior do sistema educacional na prevenção à violência. “A violência começa quando não respeitamos as diferenças que temos com o nosso colega. É o famoso bullying. Ou quando alunos não respeitam professores em sala de aula. Temos que começar a combater atos violentos a partir daí”, defendeu o promotor.
Ao final do evento, houve um debate com o público e a defesa de um plano municipal de segurança para o município de Marechal Deodoro.