quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Notícias

In:

Fogueira: Tradição junina é mantida em Palmeira, apesar do preço alto

Por Redação
Morador de Palmeira dos Índios prepara fogueira para o festejo junino, à noite. (Foto: Tribuna do Sertão)

Morador de Palmeira dos Índios prepara fogueira para o festejo junino, à noite. (Foto: Tribuna do Sertão)

As tradições das festas juninas, como acender fogueira, estão um pouco mais caras para quem não abre mão de seguir os rituais dos festejos. Em Palmeira dos Índios, por exemplo, o preço do metro da lenha chega a custar R$ 40, em alguns locais.

Mesmo assim, em muitas casas, as fogueiras começaram a serem erguidas logo cedo. Se a chuva não apagar o brilho da festa, pois chove bastante desde ontem (22), a cidade estará tomada de fogueiras e de famílias nas calçadas, soltando fogos, assando milho e dançando o autêntico forró pé-de-serra para comemorar o São João.

E são muitos os ícones representativos das festas juninas. Confira, abaixo, algumas delas.

Fogueiras de São João

Fazem parte da tradição pagã como forma de comemorar o solstício de verão. Na Idade Média, durante o processo de cristianização, a fogueira passou a ser um dos elementos da festa de São João Batista.

Balões

Tradição trazida pelos portugueses, está relacionada ao uso das fogueiras nas festas juninas. Em Portugal, principalmente na cidade do Porto, soltavam 5 balões para anunciar o início da festa de São João. Em função do risco de incêndio, os balões estão proibidos por lei no Brasil.

Fogos de artifício

De acordo com a tradição popular, os fogos servem para despertar São João. Esta tradição também tem origem em Portugal e ainda é muito comum neste país, além de serem muito usados em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste.

Mastro de São João

Tradição de origem portuguesa, consiste em levantar um mastro com três bandeirinhas na ponta superior, simbolizando cada um dos santos católicos ligados à Festa Junina: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Quadrilha

Tem origem numa dança popular realizada por camponeses europeus durante a Idade Média. Foi trazida para o Brasil no século XIX, onde se fundiu com danças e tradições culturais brasileiras. Representa de forma animada, principalmente, os principais aspectos da vida no meio rural. A quadrilha varia muito de região para região.

Alguns costumes de Festa Junina

– Quermesses: realizadas principalmente no estado de São Paulo. Possuem quadrilha, doces e bebidas típicas, barracas com jogos e diversões, além da tradicional fogueira.

– Festa Junina Nordestina: forró, baião e xote são estilos musicais presentes nas festas. As comidas e bebidas típicas também marcam presença.

– Em Portugal: os costumes principais são: marchas populares, foguetes, sardinha assada.

 

 

Compartilhe:
Tags: ,,,,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com