Política

Faltando menos de 30 dias para convenções indefinições persistem em alguns municípios

20/06/2016
Faltando menos de 30 dias para convenções indefinições persistem em alguns municípios

O pleito eleitoral inicia-se exatamente no dia 20 de julho, quando o prazo da Justiça Eleitoral permite a realização de convenções partidárias para a escolha dos candidatos. O período de convenções vai de 20 de julho a 5 de agosto e até lá muita coisa pode acontecer nos bastidores políticos o que poderá ocasionar mudanças no quadro eleitoral.
Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia destacam-se este ano como municípios emblemáticos para a disputa que é uma prévia da eleição de 2018.

Cada um com sua característica peculiar e disputas históricas esses municípios podem ter surpresas nas convenções que se iniciam daqui a um mês. Tudo porque o quadro político nacional ainda pode influenciar nas eleições principalmente das capitais.

A crise política a cada dia detona um nome da política nacional, encurrala outro e isso reflete nas composições políticas locais.

E até o fechamento das atas partidárias muita especulação pode acontecer. Por enquanto o debate está formado e as farpas atiradas de um lado e de outro pelos postulantes.

Ex-prefeito Almeida quer reconquistar cadeira que hoje Rui ocupa

Ex-prefeito Almeida quer reconquistar cadeira que hoje Rui ocupa

Almeida X Rui

Em Maceió a tendência é a polarização entre o atual prefeito Rui Palmeira (PSDB) e o peemedebista Cícero Almeida com apoio do governador Renan Filho. Correndo por fora estão o deputado federal JHC e mais 5 candidatos nanicos, entre eles o mais destacado Paulo Memória do G8 que tem o apoio do Senador Collor.

Rui enfraquecido pelo mau governo (só teve olhos para a orla da capital) mas, com a poderosa máquina da prefeitura na mão e Almeida tentando levantar a poeira com o povão e o bem avaliado governador Renan Filho vão disputar voto a voto a eleição que promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos.

Duelo emocionante em Arapiraca: Teófilo versus Nezinho

Duelo emocionante em Arapiraca: Teófilo versus Nezinho

Nezinho saltitante e Teófilo no muro

Em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, o grupo situacionista saiu na frente com a indicação do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) que mesmo bombardeado pelo famigerado projeto “Escola Livre” manteve a postura e empurrado pelo prestígio de Célia Rocha começa a despontar na preferência popular. Detalhe: Nezinho até agora está sozinho na disputa, por que a oposição fragmentada em três blocos ainda não definiu os nomes que vão pra disputa.

Sabe-se que o deputado estadual Tarciso Freire (PP) tem vontade de disputar o pleito, mas não tem grupo. Rogério Teófilo (PSDB) tem a força de sua tradição política, mas não tem dinheiro para enfrentar uma campanha desse porte. E os outros oposicionistas (Ricardo Barreto, Aurélia Fernandes, Adoniran Guerra e Célio Pessoa) querem apenas firmar uma composição na chapa majoritária.

Verônica e Cezar os mais fortes na disputa xucurú

Verônica e Cezar os mais fortes na disputa xucurú

Palmeira: oposição e situação fragmentada

Em Palmeira dos Índios conta-se definido mesmo até agora as candidaturas de Júlio Cezar (PSB), Verônica Medeiros (PMDB), Rodrigo Gaia (PR), Sheila Duarte (PT) e Flávio Targino (PRTB). Os outros nomes que colocaram se colocaram a disposição (Luiz Lobo do PSL, Adalberon Silva da Rede e Francisco Tenório do PMN) ainda são incógnitas.

Verônica Medeiros conta com o apoio do prefeito James Ribeiro (PMDB) que conseguiu o título de campeão de obras na cidade; Rodrigo Gaia vai para a luta impulsionado pela força da família (pai e irmão); Sheila Duarte abalizada em seu trabalho social junto a Associação de Mulheres desponta como franco atiradora na eleição e Flavio Targino enfrentará o pleito com apoio do G8, grupo político criado em Alagoas por Adeilson Barbosa.

Os outros postulantes Luiz Lobo, Adalberon Silva e Francisco Tenório não firmaram ainda seus nomes no pleito podendo abandonar a pretensão a qualquer momento.

Edvaldo e Carimbão: oposição e governo disputam votos dos delmirenses

Edvaldo e Carimbão: oposição e governo disputam votos dos delmirenses

Situação de Padre Eraldo definirá eleição em Delmiro

Em Delmiro Gouveia, o atual prefeito Lula Cabeleira (PMDB) definiu apoio ao deputado Carimbão (PHS) que não ganhou a simpatia da população.

Por ser deputado-federal e ainda ser considerado “forasteiro” criou junto à população delmirense uma desconfiança sobre suas reais pretensões. Porque um deputado federal trocaria seu mandato por uma cadeira de prefeito no sertão alagoano?

Na oposição três nomes circulam com desenvoltura entre os cidadãos delmirenses: Padre Eraldo (Rede), Edvaldo Nascimento (PCdoB) e Valdo Sandes (PMN).

Padre Eraldo que quase vence o último pleito tem uma barreira a transpor antes da convenção: salvar-se de uma condenação na Justiça Eleitoral.

Caso seja derrotado, o padre tenderá a se afastar do pleito, o que fortalecerá os outros nomes da oposição como Edvaldo Nascimento e Valdo Sandes. Edvaldo foi o deputado-estadual mais votado do município no último pleito e Sandes, presidente da Câmara realiza bom trabalho em seu mandato legislativo.