Geral

EUA: 5.000 pessoas são evacuadas por incêndio perto de Los Angeles

06/06/2016
EUA: 5.000 pessoas são evacuadas por incêndio perto de Los Angeles
(Foto: AFP/Arquivo) Uma floresta em chamas após incêndio perto do lago Hughes, em 1º de junho de 2013 na Califórnia, nos Estados Unidos

(Foto: AFP/Arquivo) Uma floresta em chamas após incêndio perto do lago Hughes, em 1º de junho de 2013 na Califórnia, nos Estados Unidos

Cerca de 5.000 pessoas foram evacuadas entre sábado e domingo devido a um incêndio na cidade americana de Calabasas, próxima a Los Angeles e residência de várias celebridades, como os membros da família Kardashian.

O incêndio, cuja fumaça podia ser vista desde Los Angeles, no estado da Califórnia, começou na tarde de sábado, e no domingo apenas 30% do fogo tinha sido controlado, segundo os bombeiros.

Mais de 200 hectares de florestas foram queimados nesta zona montanhosa. Duas casas foram atingidas, e um edifício comercial, destruído.

Grande parte dos 5.000 evacuados puderam voltar às suas casas no domingo, segundo as autoridades locais. Mas as temperaturas próximas aos 30ºC e o vento ameaçavam expandir o incêndio em direção à Topanga Canyon, localidade ao norte de Los Angeles, de modo que alguns habitantes continuavam sob ordem de evacuação no domingo.

“O fogo está na encosta de uma montanha, não há caminho, nós tentamos levar (as equipes) até lá”, declarou John Tripp, um dos responsáveis dos bombeiros do condado de Los Angeles, em uma coletiva de imprensa na manhã de domingo.

“Antecipamos que se o sol e o calor aumentarem (…) o incêndio poderia se estender”, acrescentou Tripp, ressaltando que a vegetação ressecada, após quatro anos de uma seca recorde na Califórnia, poderia ajudar a propagar o fogo.

Dois bombeiros ficaram levemente feridos e um terceiro sofreu um problema cardíaco.

Três incêndios começaram quase simultaneamente na zona por volta das 16h locais (20h em Brasília) do sábado. O maior deles esteve provavelmente ligado a um acidente de estrada no qual um veículo bateu em um poste elétrico, segundo as autoridades. A causa dos outros incêndios ainda estavam sendo investigadas.

Várias celebridades moram em Calabasas, entre elas a cantora Jessica Simpson e membros da família de estrelas do reality show “Keeping Up with the Kardashians”.