Cidades

Estudantes recolhem quatro toneladas de lixo da orla marítima de Jequiá da Praia

02/06/2016
Estudantes recolhem quatro toneladas de lixo da orla marítima de Jequiá da Praia
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Durante toda a semana, estudantes, servidores e a população de Jequiá da Praia participam das atividades da Semana do Meio Ambiente. Nessa quarta-feira (01), estudantes das Escolas Municipais de Educação Básica José Calazans de Medeiros, José Cursino dos Santos, Maria Lopes Bertoldo e Eutíquio Quintela Cavalcante realizaram um mutirão de limpeza na orla marítima de Jequiá da Praia.

Divididos em grupos, cento e trinta estudantes percorreram todo o trecho das praias da Barra de Jequiá, Jacarecica do Sul e Lagoa Azeda, recolhendo lixo trazido pelo mar e também deixando pelos visitantes. Ao todo, quatro toneladas de lixo foram recolhidas.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Jequiá da Praia, Luana Spotorno, participou da coleta e destacou a importância da participação dos estudantes na ação.

“A quantidade de lixo encontrado nas praias ainda é muito grande e a participação dos estudantes, a maioria adolescentes, é de extrema importância para que eles tenham consciência dos problemas causados pelo lixo em nossas praias. Além disso, eles são multiplicadores e repassam a informação para seus familiares e amigos, ressaltando a importância de não jogar lixo nas praias, e de que precisamos preservar o meio ambiente”, disse a secretária.

As atividades da Semana do Meio Ambiente tiveram início na terça-feira (31), quando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o ICMBio realizaram uma reunião com os moradores do povoado Ponta de Pedra, na região lagunar.

Entre os assuntos discutidos com a comunidade estão o descarte de lixo na Lagoa do Jequiá, a destinação correta dos resíduos da pesca do siri e as soluções para o problema. Além disso, foi proposta a implantação de uma horta comunitária no povoado.

As atividades seguem até o próximo dia 7. A Semana do Meio Ambiente de Jequiá da Praia é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, ICMBio, CREA/AL, e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, setor de Compras e Transporte de Jequiá da Praia.

Confira a programação:

Dia 02/06

*8h: Apresentação Teatral

Local: Escola José Calazans de Medeiros – Alunos das escolas José Calazans de Medeiros, Maria Lopes e José Cursino dos Santos.

*9h às 11h30: Palestra SEMARH/AL – “Como melhorar o mundo em que vivemos”.

Local: Escola José Calazans de Medeiros – Alunos da rede pública do centro.

*14h: Palestra e plantio de mudas da árvore símbolo de Alagoas – Craibeira

Local: Escolas da rede municipal de ensino.

Dia 03/06:

*7h às 9h30: Passeio Ciclístico

Local: Orla lagunar (Centro – França) – Alunos da rede municipal de ensino.

*9h30: Doação de Mudas

Local: Povoado França – Participantes do Passeio Ciclístico.

Dia 07/06

*9h – Limpeza da Região Lagunar

Local: Ponta de Pedras – Comunidades da região lagunar

Responsável – SEMMARH