Política

Estado anuncia licitação do primeiro perímetro que será irrigado no Bálsamo

21/06/2016
Estado anuncia licitação do primeiro perímetro que será irrigado no Bálsamo
Reunião sobre aproveitamento hidroagrícola do projeto Bálsamo em Palmeira dos Índios aconteceu em clima democrático. (Foto: Assessoria)

Reunião sobre aproveitamento hidroagrícola do projeto Bálsamo em Palmeira dos Índios aconteceu em clima democrático. (Foto: Assessoria)

O aproveitamento hidroagrícola do projeto Bálsamo em Palmeira dos Índios foi o centro das discussões durante a audiência pública promovida pelo vereador, Júlio Cezar (PSB) e a CARPIL. Cerca de 300 participantes, em sua grande maioria pequenos produtores rurais, estiveram presentes no evento, além de lideranças políticas da região e representantes de órgãos do município e do Estado e do Governo Federal. Na ocasião, o secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, anunciou a licitação do primeiro perímetro que será irrigado, equivalente a 200 hectares.

“Foi um debate de alto nível e apartidário, mostrando que mais uma vez a audiência pública cumpriu o seu papel. Defendemos que o Bálsamo possa entrar em operação para produzir alimentos e principalmente garantir empregos no município, mas não podemos permitir que este tema tão importante fique fora da agenda de prioridades para nossa região, transformando Palmeira numa nova Petrolina que é uma gigante na produção de frutas e outros alimentos” lembrou, Júlio Cezar.

O deputado federal, Givaldo Carimbão, que na ocasião representou a bancada federal fez questão destacar a importância deste projeto para geração de emprego no município. “O Brasil está em meio à maior crise de sua história com uma taxa de 18% de desempregados quando a média era 11%. O Bálsamo é a solução que Palmeira precisa para vencer a crise, gerar emprego e aquecer sua economia” apontou. “O governador acaba de determinar a licitação do primeiro perímetro a ser irrigado” completou, o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos.

“Estamos diante de uma iniciativa que tem capacidade de gerar até seis empregos por hectare. Isso quer dizer que somente no primeiro perímetro irrigado equivalente a 200 hectare poderemos gerar de imediato 1.200 empregos no campo. Estou feliz porque conseguimos colocar esse tema na agenda política como uma prioridade” comentou o presidente da Carpil, Luciano Monteiro.

Os encaminhamentos apresentados para garantir a implantação da segunda etapa do projeto serão de responsabilidade do governo estadual por meio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Agricultura (Seagri). Caberá à Seinfra articular e coordenar o processo licitatório do perímetro a ser irrigado. Já a Seagri ficará encarregada pela etapa de execução da obra, ou seja, especificamente a irrigação.

O secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o diretor de planejamento e articulação política da Sudene, Sérgio Alencar, o superintendente da Codevasf, Luciano Chagas, o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, o superintendente de Irrigação da Seagri, Sílvio Romero e o engenheiro ambiental da secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maurício Chagas garantiram maior empenho nesta nova etapa do Bálsamo.

O prefeito James Ribeiro, os deputados estaduais, Edval Gaia e Francisco Tenório, os vereadores, Agenor Leôncio, Ernandes da Saúde, Gilberto Vitório e Salomão Torres também marcaram presença no evento, além do presidente da Federação das Associações Comunitárias, Manoel Barbosa, Antônio Fonseca, o presidente do Sindicato Patronal, José Maria Melo da Costa, o advogado, Ricardo Vitório, entre outros.